S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

11 de fevereiro de 2008

Atentado em Dili contra Ramos Horta

O presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, foi ferido durante um ataque à sua residência em Dili. Indivíduos dispararam contra a casa de Ramos-Horta, a partir de dois automóveis, por volta das 7 horas da manhã locais.
No tiroteio que se seguiu o major rebelde, Alfredo Reinado, que liderava o ataque, foi morto a tiro pelos guardas presidenciais. Um dos guardas também foi morto no ataque.
Ramos-Horta sofreu um ferimento de bala no estômago, e foi submetido a uma intervenção cirúrgica por médicos militares australianos, no heliporto de Díli (capital).
Segundo parece Xanana Gusmão também foi atacado na mesma altura em que o Presidente de Timor, Ramos-Horta, foi alvejado num ataque à sua residência quando seguia de Balíbar para Díli, para a cidade, tendo a sua viatura ficado completamente destruída.
Dois ataques em simultâneo que não indiciam nada de bom!
O ataque ao Presidente Ramos Horta ocorre num momento em que diversos ministros e diplomatas da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) se encontram em Dili para a VIII Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP prevista para os dias 11 e 12 e que teria lugar no Palácio Presidencial. Entre eles encontra-se o Ministro do Trabalho Família e Solidariedade, de Cabo Verde, Sidónio Monteiro e António Neves, Presidente do INPS.
A reunião esteve prevista para o ano passado, mas não se realizou devido à instabilidade política que se vivia em Timor.
Ramos Horta assumiu a Presidência de Timor em 20 de Maio de 2007, sucedendo a Xanana Gusmão e antes disso foi Ministro de Negócios Estrangeiros de Timor-Leste desde a independência em 2002 e durante a ocupação indonésia entre 1975 e 1999 foi o porta-voz da resistência timorense. Foi laureado em 1996 com o Prémio Nobel da Paz conjuntamente com Bispo Ximenes Belo pelo contínuo esforço para mudar a situação em Timor-Leste.

10 de fevereiro de 2008

Mudando as lâmpadas

Mudar as lâmpadas incandescentes das nossas casas para lâmpadas que economizam energia é uma das campanhas lançadas a nível mundial para combater as alterações climáticas. Parece pouco? Não é! A iluminação é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo de electricidade total duma habitação.
E nós por cá não podemos ser alheios a isso. Porquê? Ora essa! Somos ilhas no meio do Atlântico e parece que as ilhas são extremamente sensíveis aos fenómenos de alteração climática, particularmente, à elevação do nível médio do mar. Mas se não quisermos dar atenção a isso pensemos na necessidade de reduzir a nossa dependência energética – brigam as comadres, o barril do petróleo sobe e a malta fica à rasca a protestar o aumento do custo de vida.
A verdade é que as energias renováveis como a eólica e a solar fazem parte da resposta mas a intervenção mais rápida (e efectiva) é simplesmente usar menos energia.
E neste ponto cada um de nós tem um papel a desempenhar. E podemos começar com uma simples troca de lâmpadas.
Já estão a comentar: preço e disponibilidade! Ora essa! Começando pelo fim: não é preciso trocar hoje todas as lâmpadas lá de casa. Com as lâmpadas fluorescentes normais (ou melhor ainda com as compactas) obtêm-se poupanças de energia que compensam a diferença de preço – as fluorescentes têm 10 vezes mais horas de vida (toca a multiplicar o preço da lâmpada por 10) e consomem 5 a 6 vezes menos electricidade. Contas feitas:
Não é tão complicado assim. Poupa-se dinheiro.
Claro que não é só sobre lâmpadas incandescentes. Mudar as lâmpadas é apenas um modo de começar. De qualquer maneira de cada vez que usamos uma lâmpada daquelas que economiza energia poupamos o planeta de uns bons kg de dióxido de carbono .

9 de fevereiro de 2008

World Press Photo 2007

Sempre tive uma visão romântica dos jornalistas e dos repórteres fotográficos, a ideia de que estes profissionais possuem o poder de transfomar o mundo ao mostrá-lo tal como ele é. Do jornalismo fui perdendo ilusões, vendo pseudo-profissionais confundirem opinião com facto...
O foto-jornalismo - apesar das manipulações de imagem que se vão fazendo por aí - continua a chegar à essência, ao momento único, a trazer-nos os sentimentos e os acontecimentos; traz-nos na maioria das vezes a angústia, a dor, o sofrimento humano; os grandes prémios de fotojornalismo, normalmente, contemplam imagens chocantes — guerra, tragédias, cataclismos, tumultos, conflitos sociais, racismo.
O World Press Photo (um dos meus favoritos) é considerado um dos mais importantes prémios de reconhecimento do trabalho dos repórteres fotográficos - lembram-se da menina colombiana? essa foto de 1985 continua a atormentar-me - contempla categorias diferentes, entre as quais desporto, natureza e retrato.
O grande prémio World Press Photo 2007 foi atribuído ao britânico Tim Hetherington por uma fotografia de um jovem soldado norte-americano quase desfalecido num "bunker" no Afeganistão, tirada em Setembro de 2007 e publicada na revista Vanity Fair. Segundo o presidente do júri, Gery Knight, a foto revela "o esgotamento de um homem e também de uma nação".
Imagens do assassinato de Benazir Bhutto, dos conflitos no Zimbabué e no Médio e das eleições no Quénia mereceram distinções. O repórter fotográfico Miguel Lopes Barreira, do jornal português Record, foi distinguido (terceiro lugar) na categoria "Sport Action, por uma lindíssima fotografia a preto e branco, com a imagem do desportista Jaime Jesus numa competição de bodyboard na Nazaré.
Não deixem de ver as fotos AQUI

8 de fevereiro de 2008

Árvores solares

As questões ambientais colocam-se, cada dia que passa, com maior pertinência o que tem levado a um forte desenvolvimento das formas de produção de energia eléctrica baseadas em fontes limpas e renováveis como a solar.
No nosso caso - a redução da dependência energética é um factor de sobrevivência - julgo que é decisivo para o tal desenvolvimento ambientalmente sustentado a exploração ao máximo destas fontes de energia alternativas. Ideias não faltam por esse mundo fora.
As árvores solares da foto estiveram em exibição em Viena, Áustria, durante quatro semanas em Outubro e funcionaram mesmo quando o sol não se mostrou durante quatro dias seguidos, ler mais aqui.
O princípio parece simples: armazenam energia numa bateria durante o dia e iluminam à noite; ah têm detectores de claridade para saber quando iluminar ou não!!
Digam lá se não seriam uma solução bem-vinda por cá.

6 de fevereiro de 2008

Obama vs. Clinton

Na super terça-feira americana Barack Obama e Hillary Clinton continuaram a luta fratricida para decidir qual deles será o candidato democrata às eleições de Novembro. 24 estados foram a votos para nomear os delegados que devem decidir quem sucede a Bush.
Hillary obteve uma curta vantagem pois conseguiu vencer em Nova Iorque, New Jersey e Califórnia – estados que escolhem mais delegados – apesar de Barack Obama ter vencido em mais estados e qual novela brasileira os próximos episódios prometem ser ainda mais emocionantes.
Emocionante esta guerra democrata. Tão intensa que nem as estrelas escapam à contagem de espingardas: os mais visíveis do lado de Barack Obama, segundo o Boston Herald, são: Oprah Winfrey, Will Smith, Jennifer Aniston, George Clooney, Halle Berry, Tyra Banks, Jamie Foxx, Cindy Crawford, Rosanna Arquette e Forest Whitaker. Do lado de Hillary Clinton: Alec Baldwin, Jon Bon Jovi, Renée Zellweger, Jerry Springer, Quincy Jones, Chevy Chase e Danny DeVito.
Deixando o show de lado, parece-me que Obama não perdeu, pelo contrário, cada vez se torna mais sólida esta corrida que de início parecia coisa para durar pouco e que os Clinton apelidaram de conto de fadas. Quer-me parecer que depois desta terça feira Hillary enfrenta o pesadelo Obama e vai ter de esgaravatar muito para impedir este afro-americano de continuar a subir montanhas cantando “we shall overcome”. Será?
Foto encontrada Aqui

3 de fevereiro de 2008

Dos outros

Esta frase do Pacheco Pereira, publicada na coluna de opinião do Público, parece-me não ter fronteiras:
"Somos especialistas em fazer as melhores leis do mundo e em arranjar maneira de nunca serem aplicadas"
Perfeitamente aplicável por cá...

2 de fevereiro de 2008

Publicidade certeira

Travo esta luta todos os dias. O sofá ganha sempre e no primeiro round!!!

1 de fevereiro de 2008

Um anúncio que vale um click

A publicidade, bem feita, pode ser uma poderosa ferramenta para a mudança de mentalidades. Os maus tratos e a violência sobre crianças não se esgotam no acto de bater: não prover às necessidades de um filho, sejam as alimentares, as escolares ou as afectivas é também violência. Cada criança abandonada nas nossas ruas é uma vítima da violência duma mãe e dum pai que não quiseram cuidar da "cria".