S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

2 de fevereiro de 2008

Publicidade certeira

Travo esta luta todos os dias. O sofá ganha sempre e no primeiro round!!!

1 de fevereiro de 2008

Um anúncio que vale um click

A publicidade, bem feita, pode ser uma poderosa ferramenta para a mudança de mentalidades. Os maus tratos e a violência sobre crianças não se esgotam no acto de bater: não prover às necessidades de um filho, sejam as alimentares, as escolares ou as afectivas é também violência. Cada criança abandonada nas nossas ruas é uma vítima da violência duma mãe e dum pai que não quiseram cuidar da "cria".

30 de janeiro de 2008

Perguntas indiscretas

Alguém que se dá ao trabalho de ouvir as transmissões radiofónicas das sessões da Assembleia Nacional perguntou-me se alguns deputados recebem subsídios dos seus grupos parlamentares para dizerem disparates.
Diz o ditado que as perguntas nunca são indiscretas mas que as respostas podem sê-lo.
Como sou uma pessoa discreta não respondi mas pensei com os meus botões que há pelo menos um que merece um prémio pela quantidade de disparates que consegue dizer numa só sessão.
Alguém quer arriscar um nome? Ou vários...

29 de janeiro de 2008

Atravessou o Sahara a pé e continua solteiro

Título de uma notícia de primeira página dum jornal: Atravessou o Saara (prefiro Sahara) a pé e continua solteiro.
Não li a notícia e talvez por isso o título continua a assombrar-me: atravessou o Sahara a pé…
OK, é um feito – trata-se do segundo maior deserto do mundo e é conhecido por ter um dos climas mais ásperos do mundo. A sua travessia a pé, é (ou pode ser) notícia de jornal principalmente se o feito é de um cabo-verdiano.
Mas que porra tem isso a ver com o facto de o moço continuar solteiro??? E que tipo de solteiro??? Hum? hum? Do tipo que escolhe ser solteiro, do tipo que está solteiro por acaso? Do tipo que quer casar a qualquer preço para deixar de ser solteiro? Etc, etc. porque há imensas variações no estado de solteiro, ou não?
E daí? Atravessou o Sahara a pé como pagamento de promessa para conseguir casamento ou para fugir do dito?
Sonhou encontrar a cara-metade nessa travessia e pretendia arranjar uma noiva tuaregue?
Atravessar o Sahara sem casar é um factor acrescido de dificuldade? Quem atravessa a pé o Sahara é perseguido por hordas de mulheres que querem casar??
Ou é um emigrante que chegou aqui depois de atravessar o Sahara a pé na mira de casar com uma cabo-verdiana??
E se atravessar a Antárctica a pé? Casa?
Não aguento, não resisto!
Vou comprar o jornal… só para saber porque atravessou ele o Sahara para continuar solteiro!
Se souberes por favor diz…

Humor inteligente

Muito bons! Sem palavras, não precisam.

27 de janeiro de 2008

Barack Obama

A vitória do senador Barack Obama na Califórnia do Sul implica que tem de ser levado a sério naquela luta fratricida entre o género e a raça em que os Democratas se conseguiram envolver. Não só pela clara margem que obteve sobre Hillary Clinton – 28 pontos percentuais!!!! – mas também pela proeza de levar às urnas mais democratas que o habitual. Há quatro anos atrás houve 293 000 votos democratas nas primárias, neste sábado Barack Obama, sozinho, obteve mais que aquele número de votos.
Depois de uma semana cheia de troca de palavras e acusações mútuas – utilização do factor raça/género – Barack Obama no seu discurso de vitória afirmou que as eleições “not about black vs. white, but about the past vs. the future."
Acredito. Parece-me, cada vez mais, que qualquer que seja o resultado, destas eleições nos USA, o passado foi posto em causa e o futuro pode ser diferente.Uma coisa é certa, a pressão sobre os Clinton (sim, parece-me uma candidatura a dois a Hillary e o Bill hehe) agora (Feveriro) que começam as rondas em Estados mais populosos, California, New York, Colorado, New Jersey, Arizona, é sem dúvida maior.

26 de janeiro de 2008

Livros para download

Interessante este site. Tem mais de 330 livros grátis para download‏ e é óptimo para estudantes, imenso material de pesquisa, teses, monos etc.
O "Portal Domínio Público", foi lançado em Novembro de 2004 e tem como objectivo promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), que já se encontrem em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.
Aproveitei para ler os Poemas de Álvaro de Campos

24 de janeiro de 2008

Fazedor de Utopias

Não pude estar presente no lançamento do “O Fazedor de Utopias – Uma Biografia de Amílcar Cabral» do escritor e jornalista angolano António Tomás. Gostaria de ter lá estado, quatro dias depois de se completarem 35 anos sobre a morte de Amílcar, em Janeiro de 1973 é bom ver publicada aqui em Cabo Verde uma biografia que tenta reconstituir a vida de Cabral e dar conta da época conturbada em que se desenrolou a gesta nacionalista africana.
Citando José Eduardo Agualusa “Tenho para mim que foi uma das figuras mais interessantes do século XX, uma espécie melhorada (muito melhorada mesmo) de Che Guevara africano. O facto de o seu nome e de a sua obra dizerem hoje tão pouco às novas gerações de intelectuais africanos, e de ser praticamente desconhecido fora do continente, afigura-se-me uma enorme injustiça”
Nalguns sectores estranha-se que o autor seja angolano! É-me indiferente, julgo que Amílcar atingiu o estatuto de personalidade mundial e talvez seja importante que esta primeira biografia tenha sido escrita nem por um caboverdiano nem por um guineense permitindo-lhe assim evitar a idolatria nacionalista e os equívocos e estereótipos (que já chateiam) partidarizantes com que teimamos em reescrever a história.
Em entrevista à Lusa António Tomás afirmou:
“Amílcar Cabral tinha um lado ingénuo muito grande. Entregou-se generosamente à causa da independência, na qual depositava uma grande esperança. Acreditou até ao fim, mesmo quando começaram algumas traições dentro do próprio PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde)”
“Em nome desse futuro, (Amílcar Cabral) ofereceu os melhores anos da sua vida e por ele morreu. Hoje, desaparecidas as utopias que animaram a luta por tais futuros, que lugar tem Amílcar Cabral?”, interroga-se o escritor e jornalista.
Amílcar tem um lugar maior! Na nossa história, na africanidade e na História Mundial!