S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

Mostrar mensagens com a etiqueta world. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta world. Mostrar todas as mensagens

3 de junho de 2009

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

Trailler do documentário "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa" de Yann Artus-Bertrand que tem estreia mundial prevista para o dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente. Interessante. Uma visão da interacção da humanidade no planeta nos últimos quatro bilhões de anos e os seus efeitos.

1 de junho de 2009

Aquecimento global

Depois de 18 meses a discutir os princípios deste documento do novo tratado para o combate ao aquecimento global 181 países começaram finalmente a trabalhar no primeiro esboço do futuro acordo de Copenhaga que sucederá ao Protocolo de Quioto. Quioto assinado em 1997 vincula 37 países industrializados a reduzirem as suas emissões, deixando os restantes países sem qualquer compromisso.
Os Estados Unidos da América que rejeitaram o Protocolo de Quioto pretendem agora assumir uma posição de liderança no combate às alterações climáticas. A ver vamos...
Ler aqui

30 de abril de 2009

Nível 5

A multiplicação dos casos de gripe suína obrigou a OMS, numa reunião de emergência, a elevar o risco de alerta pandémico para cinco (numa escala de seis).
O Nível 5 significa que «existem clusters/surtos de maiores dimensões mas a transmissão pessoa-a-pessoa ainda é localizada, indicando que o vírus está a adaptar-se gradualmente melhor ao hospedeiro humano mas ainda não atingiu um nível de transmissão considerado eficaz (substancial risco pandémico)».
Fase 6 significa que a «a pandemia está instalada: existe um risco aumentado e substancial de transmissão na população em geral».
Por esse mundo fora aumentam as vendas de máscaras cirúrgicas e a cotação das empresas produtoras, assiste-se a uma corrida ao Tamiflu, o medicamento que tem sido apontado como o mais eficaz para o combate à gripe suína, o turismo para Cancun diminui, o consumo da carne de porco diminui, surge na web jogo Swinefighter no qual o jogador é um médico que tem que imunizar porquinhos voadores com uma agulha gigante, (os resultados podem ser compartilhados no Twitter).Ronda feita, nada de novo, afinal em 1976 a gripe suína era motivo de alerta com direito a campanhas de vacinação.

15 de abril de 2009

Bo Obama

Os comentários de Jon Stewart no The Daily Show são como de costume imperdíveis. LOL

22 de março de 2009

Água

O 5° Fórum Mundial da Água que decorreu durante uma semana em Istambul, terminou sem que o direito de acesso à água fosse consagrado como direito fundamental na declaração final, assinada hoje Dia Mundial da Água.
Do documento constam uma série de compromissos como a necessidade de economizar água, em particular no sector agrícola, e de lutar contra poluição.
De acordo com um estudo divulgado pela UNICEF na sexta-feira passada, a falta de água potável é a segunda maior causa de morte de crianças com menos de cinco anos. Cerca de 4.200 crianças morrem por dia em todo o mundo devido a doenças relacionadas com a falta de água potável.
Cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e 125 milhões de crianças com menos de cinco anos vivem em lugares sem acesso a fontes seguras de água potável. 2,5 mil milhões de pessoas vivem sem saneamento básico.
Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, que organizou o 5º Fórum Mundial da Água, alertou:
“O mundo evoluiu rapidamente, às vezes de forma brutal, e essas mudanças afectam dramaticamente os recursos hídricos. Cada dia nos falta mais água para criar energia e para dar de beber às metrópoles”.
E se somarmos estas estatísticas com o aquecimento global…

27 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial, 2009

A crise económica mundial parece provocar alterações na agenda do Fórum Social Mundial, 2009, que vai ter lugar no Belém do Pará, na Amazónia, local escolhido justamente porque seria o primeiro fórum onde temas como a sustentabilidade ambiental, a desflorestação, as alterações climáticas e o modelo económico como predador do meio ambiente seriam centrais.
O agravamento da crise ditou leis e a partir de hoje, mais de 100 mil pessoas começam a discutir “a falência do modelo neoliberal que regeu a globalização”, sem esquecer a abordagem ecológica.
A comissão organizadora do Fórum de Mídia Livre, que aconteceu na segunda-feira em Belém, no Pará, considera que há ainda dificuldades de integração e barreiras para a mídia alternativa nos países lusófonos.
O Fórum Social Mundial é o contraponto do Fórum Económico Mundial que reúne os países mais ricos do planeta em Davos, na Suíça, e é um evento sempre interessante e diversificado pois paralelamente acontecem outros debates. Ontem, segunda-feira teve lugar o Fórum de Mídia Livre e a comissão organizadora considerou que há ainda dificuldades de integração e barreiras para os media alternativos nos países lusófonos. O editor-chefe da Revista Fórum, criada após o primeiro Fórum Social, em 2001, Renato Rovai, que integrou a comissão organizadora, lamentou o facto da relação entre os países lusófonos não ser tão forte como a existente no mundo de língua espanhola. Segundo afirmou, o movimento de media livre já é um fenómeno sólido e foi favorecido pelo avanço das novas tecnologias de comunicação e de informação. "Pode ter uma rede de blogs de diferentes países que falam português, de Cabo Verde, Angola e Moçambique", disse, acrescentando que esta relação, ainda, está marcada pelas barreiras e distanciamentos geográficos.

15 de janeiro de 2009

Importa-se de repetir?

Ehud Olmert, primeiro-ministro israelita do Governo de transição – demitiu-se em Setembro e está spob investigação por alegados crimes de corrupção - afirmou que foi um telefonema seu para Bush que forçou Condolezza Rice, a abster-se durante a votação na passada quinta-feira, no Conselho de Segurança das NU, da resolução que pedia um cessar-fogo imediato para a Faixa de Gaza: “Ele deu a ordem à secretária de Estado e ela não votou a favor – a resolução que ela própria concebeu, formulou, organizou e manobrou para ser aprovada. Ela ficou bastante envergonhada e absteve-se na resolução que ela própria criou.”
Estados Unidos foi o único dos 15 membros do Conselho de Segurança que se absteve tendo os demais votado a favor da resolução. Resolução que como se esperava não foi suficiente para parar a ofensiva israelita na Faixa de Gaza nem o lançamento de rockets por parte do Hamas.
Pois é bébé... ainda dizes. Pois é Rice, até na despedida!

6 de janeiro de 2009

Gaza

Multiplicam-se manifestações. A favor! Contra! No princípio, no entretanto e no fim que continua ausente, o problema parece bem ilustrado nestes dois cartoons:

30 de dezembro de 2008

A pobreza

A pobreza não é só um estado financeiro. Ser pobre afecta vida de muitas formas. O índice de pobreza humana usa indicadores não financeiros para a sua avaliação, como a esperança de vida, a literacia, a qualidade de água e a subnutrição das crianças.
O mapas da World Mapperpermitem vizualizar mediante a distorção da área dos países as regiões mais afectadas. De acordo com este mapa o índice de pobreza mais elevado encontra-se na zona central de África e o mais baixo no Japão.

25 de dezembro de 2008

Importa-se de repetir

Segundo o Papa Bento XVI salvar a humanidade de comportamentos homossexuais ou transexuais é tão importante como salvar as florestas tropicais da destruição. Li duas vezes e procurei outras fontes para confirmar. Caramba!
Importa-se de repetir?
Discursando perante a Cúria Romana o Papa considerou que a Igreja “…deverá proteger o homem de se destruir a ele mesmo. É preciso uma espécie de ecologia do Homem”
Importa-se de repetir?!
PS: bem a propósito e para exibição na Praça de S. Pedro, no Vaticano, durante esta quadra de boa vontade e bons propósitos, abateram um abeto de 33 metros de altura. Esta parte não vale a pena repetirem...

15 de julho de 2008

Ainda o G-8

Cartoon fantástico de John Branch para o "San Antonio Express News". E vem-me à memória a Susaninha do Quino numa tirada fantástica: vamos fazer um banquete com caviar e lagosta para recolher fundos para comprar pão e massa para os pobres.Encontrado AQUI

7 de julho de 2008

Ainda a cimeira do G-8

As mudanças ambientais e a crise alimentar mundial marcam esta cimeira dos G8. A prevenção das alterações climáticas remete directamente para o cumprimento do Protocolo de Kioto (1997-2012), que nunca gerou unanimidade e não foi ratificado por vários países que o assinaram, com a justificação de que a sua adopção travaria o desenvolvimento, com graves impactos económicos e sociais. Segundo a WWF, o G8 e alguns dos países convidados para a cimeira são responsáveis por 85% das emissões de gases com efeito de estufa.
O crescimento demográfico, os desastres naturais, o desvio da produção de cereais para biocombustíveis e a especulação bolsista fizeram disparar o custo de alimentos básicos para milhões de pessoas, como o milho, trigo, soja e arroz e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, tem feito apelos ao aumento das ajudas públicas à investigação e ao desenvolvimento agrícola e ao levantamento das restrições às exportações alimentares, impeditivas do acesso dos mais pobres aos excedentes.
Não é que me falte fé mas este cartoon é bem exemplificativo.

Cartoon de Angel Boligan, Cagle Cartoons, El Universal, Mexico City

6 de julho de 2008

G-8 Toyako

Toyako, onde decorre a Cimeira do G8s e se reúnem os líderes dos oito países mais industrializados e dos 14 Estados convidados, é por estes dias a cidade mais vigiada do mundo. Cento e oitenta milhões de euros e 21 mil polícias garantem a segurança em toda a ilha de Hokkaido.
Protestos só em Sapporo, capital da ilha, a 150 quilómetros de distância!! Imagens de ontem dia 5 de Julho.

21 de junho de 2008

Tocha Olímpica passa pelo Tibete

Foi esta manhã - madrugada em Cabo Verde - três meses depois da revolta de tibetanos contra as autoridades chinesas que a Tocha Olímpica atravessou as ruas de Lhasa a capital do Tibete; travessia vigiada por unidades especiais da polícia com assistência limitada às pessoas que dispusessem da acreditação especial.
Os residentes nas ruas percorridas pela Tocha receberam ordem para não sair de casa, as lojas fecharam durante a passagem da tocha e os hóspedes dos hotéis - a cidade continua interdita aos turistas estrangeiros - não podiam sair.
Gonpo, um alpinista tibetano de 75 anos, foi o primeiro atleta a transportar a tocha e as duas horas iniciais da cerimónia foram transmitidas em directo pela televisão chinesa.
A agência oficial de notícias chinesas anunciou hoje que as autoridades libertaram 1.157 manifestantes detidos durante os incidentes de Março no Tibete mas a Amnistia Internacional (AI) denunciou que centenas de pessoas detidas pelo Governo chinês estão desaparecidas desde a sua detenção, e fala ainda num bloqueio informativo e em torturas. Um jovem, de 17 anos, contou à AI que foi torturado até admitir crimes que não tinha cometido. "Muita gente tinha os braços e as pernas partidas ou com ferimentos de balas, mas ninguém os levava ao hospital".
A falta de informação sobre o paradeiro dos detidos e a intimidação aos advogados é também destacada pela AI que afirma que: "Com a tocha olímpica prestes a entrar no Tibete, é uma boa oportunidade para iluminar um pouco a situação". Concordo absolutamente. A China vai abrir portas a milhares de turistas e jornalistas ávidos de descobrir a verdadeira China.

2 de junho de 2008

E se o barril chegar aos $200?

E se o barril chegar aos $200? Esta pergunta insiste em perturbar-me. Foi-me colocada em tom de provocação numa conversa de fim-de-semana por quem sabe que num quadro desses estaríamos no meio de uma calamidade universal. Ignorei a provocação com um golo significativamente maior na cerveja. Inimaginável... a comunidade internacional agirá antes disso...
Hum, ok, lugares comuns. A pergunta continua a perseguir-me. Energia. Alimento. Dinheiro. A Santíssima Trindade dos nossos tempos?
Estaremos preparados? O que acontecerá se o barril chegar aos $200 dólares? O que fazer se esta escalada vertiginosa dos preços dos combustíveis e dos cereais continuar? O que fazer se esta subida (artificial ou não) dos combustíveis não for parada?
Numa conjuntura (que já dura) internacional profundamente instável, na qual a subida constante do petróleo e a crise dos cereais tem sido tema recorrente em todos os media, por cá apesar das ténues (muito ténues) tentativas do Governo para explicar que Cabo Verde não está isolado no mundo, apesar de ser óbvio para todos (será!? para alguns parece que temos o orçamento do Katar) que somos um país vulnerável, predominantemente importador e, com uma eficiência energética nula, parece-me que a questão ainda não é vista como um problema.

27 de maio de 2008

Apetece

Um dia assim, sem news. Sem guerras, sem violência, sem terramotos, maremotos, inundações, furacões. Heaven is a place were nothing, nothing ever happen cantavam os Simply Red...

15 de maio de 2008

Bloggers Unite - Fome

Há coisas que não fazem sentido nesta África minha. Nesta África mil vezes esventrada. Nesta África sempre adiada… mas que resiste.
O abutre espera. Respeitoso mas a curta distância. Espera. Uma morte que já tem como certa. Pele e ossos é o que resta dessa criança. Ainda respira e é esse sopro de vida que o abutre respeita.
E nós? Que respeito temos pela vida? Catorze anos depois o que mudou?
Foto de Kevin Carter tirada no povoado de Ayod, no sul do Sudão em Março de 1993, publicada no New York Times. Ganhou o Pulitzer do fotojornalismo em 1994.
O fotógrafo sul-africano suicidou-se em 27 de Julho de 1994 depois ter recebido o Prémio.

O que aconteceu à criança sudanesa ninguém sabe.

O silêncio mata... a tua voz pode salvar!

A iniciativa Bloggers Unite para uma blogagem colectiva, pelos direitos humanos, pela esperança é importante. Chamam a atenção, trazem os temas para os media, para as mesas de café e convocam os dirigentes mundiais à acção. Vem-me à memória Martin Luther King: "o silêncio dos bons". é esse silêncio que temos de evitar!
Darfur é um desses exemplos. Sem a blogosfera e o trabalho de inúmeras associações pelos direitos humanos Darfur já teria sido esquecido.
Recupero um post de Março deste ano destacando um excerto duma entrevista do embaixador sudanês em Washigton ao Washigton Post:"See how many people are dying in Darfur: None," e à pergunta sobre os 2 milhões de desaparecidos respondeu "I am not a statistician."
A violência em Darfur aumentou novamente, com ataques das forças rebeldes por um lado e a retaliação governamental contra as populações por outro. Há poucos dias atrás bombas sudanesas caíram numa escola matando 13 pessoas, 7 das quais crianças. A comunidade internacional demorou mais de 48 horas a intervir. A força de paz internacional que depois de forte pressão foi aceite não tem meios de intervenção!
Há mais de quatro anos que Darfur espera por uma solução...

14 de maio de 2008

Bloggers Unite - Blogging for hope

Amanhã é o dia. 15 de Maio é o dia escolhido pela iniciativa Bloggers Unite para uma blogagem colectiva pela esperança. É uma iniciativa que pretende usar o poder da blogosphere para fazer do mundo um lugar melhor.
Blogs espalhados pelo mundo fora vão postar sobre uma causa social – seja ela a causa dos direitos humanos, ou a da paz ou a da luta contra a malária ou a da luta contra a AIDS. Querem e vão fazer a diferença!
15 de Maio é um dia para acordar consciências. Awakening day. Porque há esperança!
Lanço o desafio à blogosfera caboverdiana.
Vamos postar! E reeditar pelo menos um post deste ano sobre direitos humanos.

7 de maio de 2008

Blog “Generación Y”

A autora do blogue “Generación Y”, Yoani Sánchez, não conseguiu autorização para sair de Cuba.
Yoani Sánchez que não é jornalista reside em Havana e foi galardoada com o prémio Ortega y Gasset de Jornalismo na categoria “Jornalismo digital” prémio que lhe seria entregue hoje em Madrid mas Raúl Castro não lhe deu autorização para sair do país.
O blog fala do quotidiano de Cuba, lança muitas interrogações sobre a situação política e social vivida no país e por diversas vezes a censura cubana já bloqueou os acessos. A própria autora para actualizar o blog tinha de fintar os censores mas persistiu sem medos (ou com eles) ou auto-censuras. Como de costume na Net os bloqueios funcionaram como publicidade e em Fevereiro deste ano, por exemplo, o blog teve mais de um milhão de visitas… a revista Time incluiu a autora na lista das 100 pessoas mais influentes do planeta.
O Governo cubano apesar de não ter dito um explícito não ao pedido de autorização para a deslocação, também não autorizou e burocracia administrativa para trás e para a frente e o tempo útil para Yoani estar presente na cerimónia de entrega dos prémios em Madrid.
Uma coisa fica certa em Cuba: mudanças mas pouco. A abertura vai-se ficando pelas palavras…
Parabéns aqui do Sanpadjud para o Generacion Y cantarolando o "não há machado que corte a raiz ao pensamento"