S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

Mostrar mensagens com a etiqueta ambiente. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ambiente. Mostrar todas as mensagens

12 de dezembro de 2011

Indignado

Com os estado do cemitério! A romântica e docemente apelidada última morada de qualquer um de nós – praienses pelo menos – está cheia de lixo e ervas por todo o lado. Lixo e mais lixo. Em vários estados de decomposição.

Duas coisas: a total falta de respeito do chamado cidadão pelos equipamentos sociais incluindo cemitérios e a total falta de brio, competência e profissionalismo de quem lá trabalha. E não me venham dizer que a responsabilidade é da CMP… porque senão é preciso ir lá o presidente da CMP todos os dias mandar limpar!

14 de novembro de 2009

Lixo e saneamento - recuperando posts

Recupero parte de um post publicado em plena campanha para as autárquicas, mais precisamente a 20 de Março de 2008:
"Durante algum tempo pensei (naif que sou) que o saneamento e o tratamento dos resíduos sólidos seriam temas quentes na campanha autárquica e ai do candidato que não propusesse soluções. Mas nem cheiro dos temas que dos resíduos há muito! Umas fotos em placards denunciando aquilo que não precisa de denúncia porque está há vista... e verdade se diga que bastaria a CMP responder com umas fotos de há 10 anos e pronto, tínhamos, empate técnico.
Uma coisa é reclamar (isso todos fazemos que Graças a Deus somos convictamente reclamantes) outra é propôr soluções para um problema que só se resolve com dinheiro (muito) numa área onde é difícil encontrar financiamento. Mudar comportamentos também é bom mas só funciona para o futuro e ver a malta num mutirão à brasileira para uma limpeza… não é assim tão fácil e mantém-se a questão: o que fazer ao lixo!"

Decididamente enganei-me quanto ao mutirão. E fico feliz por me ter enganado... Se quiserem podem ler mais AQUI
Recupero também este post porque me parece bem pertinente (podem obter mais informação AQUI)


"Em três meses de trabalho duro foi possível, em Kibera, no Kénia, transformar uma lixeira numa quinta orgânica produtora de legumes frescos. A comunidade beneficiada, cerca de trinta famílias, trabalhou duro para conseguir o milagre ilustrado nas fotos."



3 de junho de 2009

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

Trailler do documentário "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa" de Yann Artus-Bertrand que tem estreia mundial prevista para o dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente. Interessante. Uma visão da interacção da humanidade no planeta nos últimos quatro bilhões de anos e os seus efeitos.

1 de junho de 2009

Aquecimento global

Depois de 18 meses a discutir os princípios deste documento do novo tratado para o combate ao aquecimento global 181 países começaram finalmente a trabalhar no primeiro esboço do futuro acordo de Copenhaga que sucederá ao Protocolo de Quioto. Quioto assinado em 1997 vincula 37 países industrializados a reduzirem as suas emissões, deixando os restantes países sem qualquer compromisso.
Os Estados Unidos da América que rejeitaram o Protocolo de Quioto pretendem agora assumir uma posição de liderança no combate às alterações climáticas. A ver vamos...
Ler aqui

27 de abril de 2009

Aquecimento global

Um video com uma perspectiva interessante. Quando sentires o aquecimento global será tarde demais. Vale o click.

22 de abril de 2009

Inspiring Action

A Greenpeace celebra o dia da Terra lançando o video Inspirig action e o desafio de mobilizar três milhões de pessoas para a defesa do ambiente.
Vê o video! Participa!

21 de abril de 2009

Secas

Food grows where water flows! A rima é perfeita em inglês e resume a tragédia da seca que assola o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Numa tradução rude: Há "comida" onde há água.

22 de março de 2009

Água

O 5° Fórum Mundial da Água que decorreu durante uma semana em Istambul, terminou sem que o direito de acesso à água fosse consagrado como direito fundamental na declaração final, assinada hoje Dia Mundial da Água.
Do documento constam uma série de compromissos como a necessidade de economizar água, em particular no sector agrícola, e de lutar contra poluição.
De acordo com um estudo divulgado pela UNICEF na sexta-feira passada, a falta de água potável é a segunda maior causa de morte de crianças com menos de cinco anos. Cerca de 4.200 crianças morrem por dia em todo o mundo devido a doenças relacionadas com a falta de água potável.
Cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e 125 milhões de crianças com menos de cinco anos vivem em lugares sem acesso a fontes seguras de água potável. 2,5 mil milhões de pessoas vivem sem saneamento básico.
Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, que organizou o 5º Fórum Mundial da Água, alertou:
“O mundo evoluiu rapidamente, às vezes de forma brutal, e essas mudanças afectam dramaticamente os recursos hídricos. Cada dia nos falta mais água para criar energia e para dar de beber às metrópoles”.
E se somarmos estas estatísticas com o aquecimento global…

11 de março de 2009

Aquecimento global

Segundo especialistas em alterações climáticas, reunidos em Copenhaga, em vez de uma subida do nível do mar de entre 18 a 59 centímetros até ao final do século - relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas de 2007 – pode-se admitir uma subida dos oceanos superior a um metro e nunca inferior a 50 centímetros e apontam como dois dos principais factores do agravamento a aceleração da fusão de gelos polares e de glaciares devido ao aquecimento global.
O congresso Alterações Climáticas: Riscos Globais, Desafios e Decisões que reúne climatologistas, meteorologistas, oceanógrafos, epidemiologistas e economistas decorre até quinta-feira e serve de preparação para a cimeira do clima em Dezembro onde se pretende alcançar um novo acordo global sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa para suceder ao Protocolo de Quioto, que expira em 2012.
Penso no impacto duma subida do nível do mar de um metro no Sal ou na Boavista, penso na nossa dupla vulnerabilidade económica e insular... melhor fazer zapping de pensamento!

29 de janeiro de 2009

Estudos de impacto ambiental on-line

O site do Sistema de Informação Ambiental de Cabo Verde disponibiliza on-line estudos de impacto ambiental. Por preguiça recupero um extrato de um post com quase um ano em que tentei contribuir para divulgar o site que descobri absolutamente por acaso pouco depois da sua criação e que hoje já conta com mais de 800 000 visitas:
"Vale a pena uma visita demorada (e repetida) para absorver a imensa informação presente no site.
Informação sobre o Perfil Ambiental de Cabo Verde, os estudos de impacto ambiental já levados a cabo, legislação nacional em vigor - muita coisa feita nos últimos anos em matéria de Ambiente e Pescas - convenções internacionais ratificadas por Cabo Verde e portanto em vigor no nosso país.

Tudo sobre o ambiente no nosso país levando à letra a definição de sistema de informação ambiental: “toda a informação referente ao estado do ambiente, bem como as actividades ou as medidas susceptíveis de afectar ou protege-lo”.Pequeno aparte para referir que desde a publicação do Decreto-Lei n.º 2/2002, de 21 de Janeiro que a extracção e exploração de areias, nas dunas, nas praias, nas águas interiores, na faixa costeira e no mar territorial, é proibida mas trata-se de uma contra-ordenação (e não crime). Quando a legislação "anda muito à frente" das pessoas a que serve torna-se ineficiente mas depois de cinco anos julgo que já se pode dar mais um passo e criminalizar ainda que levemente para preparar uma futura (mas não distante) criminalização forte."

8 de janeiro de 2009

Africa, Yes we are doing

Em três meses de trabalho duro foi possível, em Kibera, no Kénia, transformar uma lixeira numa quinta orgânica produtora de legumes frescos. A comunidade beneficiada, cerca de trinta famílias, trabalhou duro para conseguir o milagre ilustrado nas fotos. Podem ver mais pormenores AQUI



11 de agosto de 2008

Bufa a bufa

Publicidade muito bem conseguida da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, uma Organização Não Governamental de Ambiente portuguesa.

29 de junho de 2008

Aquecedor de água solar

A SOCIEDADE DO SOL também conhecida por SoSol é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001, em S. Paulo, Brasil que tem como objectivos o desenvolvimento de actividades ligadas ao meio ambiente, na área das energias renováveis incluindo a energia solar e a educação ambiental.
A SoSol tem em curso projectos interessantíssimos entre os quais o Aquecedor Solar de Baixo Custo. O ASBC é um aquecedor solar de água, de 200 a 1.000 litros, que pode substituir, pelo menos parcialmente, termoacumuladores e esquentadores a gás utilizados nas casas e apartamentos e que pesam bastante na factura mensal. Na foto vivendas no onterior de S. Paulo equipadas com o ASBC.
Vale a pena o click no site da SoSol e para quem gosta e tem jeito para bricolage é quase obrigatório… dicas para construir bombas de água manuais, bombas de água de corda, reutilização de águas e aquecedores de piscinas (para quem pode!!! Rss rss)

14 de junho de 2008

Game over?

Excelente jogo da Greenpeace para pais e filhos aprenderem em conjunto sobre o planeta, ambiente, ecologia e salvarem o mundo. Em português. JOGAR AQUI.

12 de junho de 2008

Humor bem brasileiro

Face às reclamações que este blog anda muito sério fica um pouco do humor brasileiro. Um humor poderoso na chamada de atenção para a Amazónia que pouco a pouco vai desaparecendo - agora com a corrida brasileira ao etanol...

Aproveito o post para um obrigada grande au Agry do blog Navegador Solitário que me dá o privilégio de publicar uma entrevista minha. OBRIGADÃO pela entrevista mas essencialmente pelo interesse, generosidade bloguista e por que não dizê-lo pela massagem no ego.

24 de maio de 2008

O poder da pedalada...

Pedalar e carregar o laptop, o telemóvel ou o MP3 é a proposta deste Pedal Powered Gadget Charger LED Spotlight Combo Contraption (não havia nome mais comprido??).
Este gadget vem mesmo a calhar para quem, como eu, precisa de se pôr em forma e gosta de poupar na conta da Electra. Sem falar na utilidade que tem durante um apagão (não sei mas o meu móvel insiste em ficar sem bateria nessas ocasiões) . E vem com lanterna!
Produção chinesa com preço que ronda os $140 dólares. Espero que chegue rapidamente às nossas lojas.

18 de maio de 2008

FootPrint

Excelente cartoon de Jake Fuller que ilustra a questão dos bio-combustíveis e a crise alimentar. Ou como o Inferno está cheio de boas intenções!!
Encontrado aqui no Notas ao Café.

10 de maio de 2008

Solar Shades

Quem por aqui passa decerto já reparou que acredito convictamente na energia solar. Na energia solar e na quantidade de soluções que na última década têm aparecido nesta matéria, com designers e engenheiros a encontrarem maneiras cada vez mais inovadoras de trazer estas soluções para as nossas vidas.
Falo muito sobre isso e sobre a necessidade de investirmos na energia solar - pariculares e Estado. Normalmente recebo como resposta que o investimento ainda é elevado. Será? Com o barril a 126 dólares? Cabo Verde tem tido um percurso admirável, com opções certas – a aposta na rega gota a gota tentando garantir alguma autonomia alimentar parece agora muito certa, não é… - apesar duma economia mundial em constante crise na qual as dificuldades para os pequenos países aumentam a olhos vistos, mas o futuro não se avizinha fácil.
Acredito que a energia solar é a ideal para este país (haja dinheiro que de vontade não se trata, certamente, para esse investimento) e que equipamentos como este da foto abaixo são soluções viáveis. O VEIL Solar Shades transforma luz solar em energia e dá sombra! E tem um design fantástico, é um óptimo mobiliário urbano capaz de valorizar uma cidade. É fácil imaginar coisas como esta no pátio duma escola, sombra para os miúdos e escola autónoma do ponto de vista energético.
Um projecto da empresa australiana de design Buronorth para a Victorian Eco-Innovation Lab (VEIL)

21 de março de 2008

Criatividade

Daniel Sheridan um jovem estudante de design, impressionado com as dificuldades energéticas que encontrou em África, mais precisamente no Kenya, inventou um sistema de iluminação para escolas (e não só) partindo daquela velha brincadeira do cavalinho! A inspiração surgiu-lhe durante uma acção de voluntariado em Wasimi, a sul de Mombasa onde ajudou a construir uma escola: "The number of children we saw there that loved to play, and their energy and their vibrancy, I thought it would be great if I could somehow make use of this.".”
É simples! E por ser simples brilhante! O movimento de sobe e desce produzido pela criança enquanto brinca produz energia que é transferida para a unidade de armazenamento através de um cabo subterrâneo. Dez minutos de brincadeira iluminam uma sala de aula durante uma tarde…
Tal como Sheridan disse à BBC desenvolvimento sem energia é impossível. Nestas pequenas/grandes ideias estão muitas vezes as soluções para problemas concretos.
África precisa desta criatividade e destas soluções alternativas. Pensar os problemas e resolvê-los com criatividade.
As potencialidades de aplicação deste invento não se esgotam nas escolas do Kenya… é também uma solução para a pequena produção de energia para satisfazer, por exemplo, parte das necessidades domésticas e é bom lembrar mais uma vez a questão do ambiente e a importância da poupança energética - mesmo para quem aparentemente tem energia 24 horas dia/365 dias ano. A redução da dependência do combustível fóssil é hoje um imperativo global.
O nosso problema com a electricidade não começa nem se esgota na Electra. Se não reduzirmos a nossa dependência - e sejamos claros: o petróleo vai continuar a aumentar ou no mínimo o preço pouco vai descer - vamos ter problemas sérios. Criatividade e iniciativa precisam-se.

20 de março de 2008

Fiquei contente

A campanha para as eleições autárquicas começou há algum tempo atrás (embora a CNE a anuncie lá para Maio) mas está muito, mesmo muito, maçadora.
De um lado o discurso costumeiro da fraude eleitoral; insinuações, claro, não vá a malta ganhar e depois é uma chatice, assim, insinua-se e concretizada a derrota fica provada a fraude – há malta que cresceu sem ouvir a história do Pedro e do Lobo.
Do outro a usual febre de obras, adoro autárquicas, devíamos tê-las de dois em dois anos, melhor todos os anos - há malta que julga que a malta acredita no Pai Natal.
Pelo meio a rotineira do partido único e a atroz ditadura que deixou traumas de urinol e incontinência urinária tão agudos que há quem considere liberdade mijar em público (celebrizada no Pedrabika).
Um único momento de emoção quando o ilustre Onésimo lançou para debate a ideia de cidades estado. A coisa parecia que ia animar. Tenho de confessar que fiquei encantada, finalmente fazia-se justiça ao perfil helénico que me caracteriza. A Atenas mindelense e a Esparta praiense, um show! Um must!
A ideia foi enxovalhada e ficou claro que debater ideias na (pré) campanha eleitoral nem pensar porque ideias é coisa reservada a alguns e debate é palavra que se interiorizou sem o de. Assim ficou-se no bate e caímos novamente na modorra.
A que propósito vem isto? Duma notícia que leio no Semana e me fez feliz. Financiamento para a gestão dos resíduos sólidos na Praia. Está aí uma boa notícia. O projecto pretende desenvolver um sistema de gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos de Santiago. Algo essencial, somos ilhas se não tratarmos e qualificarmos o lixo temos um problema! E grave. E a opção de deixar para os meu(s) filho(s) uma complicação exponencialmente maior para resolver não me agrada. Até porque o miúdo é daqueles que gosta de debate com de e já estou a ouvir… “Mãe explica-me mais uma vez porque é que a tua geração nem do lixo soube tratar!”. A culpa deste gosto dele não é minha, saiu ao pai (antes que me debatam)
Durante algum tempo pensei (naif que sou) que o saneamento e o tratamento dos resíduos sólidos seriam temas quentes na campanha autárquica e ai do candidato que não propusesse soluções. Mas nem cheiro dos temas que dos resíduos há muito! Umas fotos em placards denunciando aquilo que não precisa de denúncia porque está há vista... e verdade se diga que bastaria a CMP responder com umas fotos de há 10 anos e pronto, tínhamos, empate técnico.
Uma coisa é reclamar (isso todos fazemos que Graças a Deus somos convictamente reclamantes) outra é propôr soluções para um problema que só se resolve com dinheiro (muito) numa área onde é difícil encontrar financiamento. Mudar comportamentos também é bom mas só funciona para o futuro e ver a malta num mutirão à brasileira para uma limpeza… não é assim tão fácil e mantém-se a questão: o que fazer ao lixo!
Fez-me feliz a notícia do Semana. Apesar de o lixo não ser tema de campanha, uma das guerreiras que temos no Governo (pois eu cá assumo… voto género) lá começou a tratar do assunto e a pegar o touro pelos cornos. Luz ao fundo do túnel? O ambiente agradece! Nós também.
Espero que o debate à volta das soluções técnicas possíveis seja mesmo debate com de… e não se repita aquela coisa da suposta ETAR ali entre o Quebra Canela eu quebrava era os tipos que a fizeram e o Palmarejo.
Antes que me debatam este post escreveu-se sózinho apesar de reflectir o mau humor com que estou hoje. Podem não ler, fingir que não leram e se quiserem posso deletá-lo quando voltar o bom humor.