S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

Mostrar mensagens com a etiqueta acontecimentos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta acontecimentos. Mostrar todas as mensagens

19 de fevereiro de 2013

Multipartidarismo político tem 23 anos!!

A abertura política ocorreu em 19 de Fevereiro de 1990. A revogação do artigo 4º da Constituição de 1980 é um marco na história política de Cabo Verde. Marco recente que não permite ainda análises objectivas e isentas e justifica o habitual puxa-puxa partidário tão conveniente a uma cidadania que continua por cumprir o ditame de Amílcar Cabral: pensar pela própria cabeça!
Experiências ainda mais recentes de processos de abertura política - a famosa Primavera Árabe - dão que pensar e deixam uma pergunta incontornável: teria sido possível uma transição pacífica sem uma forte determinação nesse sentido do partido no poder?
Também incontornável a pergunta: teríamos uma transição pacífica se o PAICV não fosse um partido essencial e materialmente democrático, aberto às influências externas e correntes internas, sempre protagonista de debates e fracturas internas que o tornam dinâmic, crítico e com um capital de tolerância assinalável às novas ideias?
Perguntas a que a História dará resposta quando deixarmos de lado o maniqueismo!!!

17 de fevereiro de 2013

Pergunta muitoooo indiscreta!!!!

Segundo o Semana on-line Carlos Veiga deixa liderança do MpD com “gosto de vitória”!! Três eleições legislativas perdidas e o gosto é de vitória??? O que será o gosto da derrota?????????

Será que o Veiga está a referir-se presidenciais? Não teve coragem de se candidatar (eu sei, eu sei... nem eu esperava que os papainhas tivesse uma paragem cerebral) e o JCF foi eleito pelos votos (e não votos) dos papainhas doces nas eleições menos participadas em Cabo Verde - facto que tem esquecido quando faz a oposição que os cataventos triunfantemente liderados pelo Veiga não conseguem. Mas mais tarde ou mais cedo vai lembrar-se que quer candidatar-se a um segundo mandato e que não conseguirá eleger-se só com os votos dos cataventos  hehehe
Fica a pergunta... o que será o gosto de vitória para Veiga?? Já sei... o Ulisses ganhar as autárquicas na Praia

14 de outubro de 2009

2009 Right Livelihood Awards

Os Right Livelihood Award de 2009 - os prémios Nobel alternativos - distinguiram o congolês René Ngongo pela sua luta pela protecção das florestas do Congo, o neozelandês Alyn Ware pelo seu trabalho de mais de 20 anos em prol da paz e contra a proliferação de armas nucleares, a etíope Catherine Hamlin que ao longo dos últimos 15 anos tratou milhares de mulheres africanas que sofriam problemas de fístula obstétrica e o canadiano David Suzuki, prémio honorário, pelo seu trabalho na promoção de uma ciência responsável e contribuição na difusão dos problemas provocados pelas mudanças climáticas.

27 de junho de 2009

Cidade Velha

Cidade Velha classificada como Património da Humanidade. Excelente notícia.
Aconselha-se a uns quantos "achistas" de serviço um passeio à Cidade Velha de hoje, talvez consigam lobrigar o trabalho feito. Olhar a Cidade Velha de há dez anos e olhar a Cidade Velha de hoje. Ajuda a perspectivar o futuro
Reconhecer que há trabalho feito nunca invalidou a necessidade de se fazer mais. A necesidade de fazer ainda mais não invalida a celebração do que foi conseguido.

30 de abril de 2009

Nível 5

A multiplicação dos casos de gripe suína obrigou a OMS, numa reunião de emergência, a elevar o risco de alerta pandémico para cinco (numa escala de seis).
O Nível 5 significa que «existem clusters/surtos de maiores dimensões mas a transmissão pessoa-a-pessoa ainda é localizada, indicando que o vírus está a adaptar-se gradualmente melhor ao hospedeiro humano mas ainda não atingiu um nível de transmissão considerado eficaz (substancial risco pandémico)».
Fase 6 significa que a «a pandemia está instalada: existe um risco aumentado e substancial de transmissão na população em geral».
Por esse mundo fora aumentam as vendas de máscaras cirúrgicas e a cotação das empresas produtoras, assiste-se a uma corrida ao Tamiflu, o medicamento que tem sido apontado como o mais eficaz para o combate à gripe suína, o turismo para Cancun diminui, o consumo da carne de porco diminui, surge na web jogo Swinefighter no qual o jogador é um médico que tem que imunizar porquinhos voadores com uma agulha gigante, (os resultados podem ser compartilhados no Twitter).Ronda feita, nada de novo, afinal em 1976 a gripe suína era motivo de alerta com direito a campanhas de vacinação.

23 de abril de 2009

Tortura

Mais uma vez Jon Stewart e uma tirada absolutamente genial: "No one is upset about the fact that America tortures, they’re just upset that they now know about it" ou seja: ninguém está perturbado com o facto da América torturar, estão aborrecidos porque agora sabem...


3 de abril de 2009

Volta ao Mundo em 80 Telescópios

Os principais observatórios de todo o mundo estarão apontados para o espaço ao mesmo tempo numa maratona de observações e de troca das imagens captadas em tempo real durante 24 horas, entre as 10h de hoje e as 10h do próximo sábado, numa iniciativa do Ano Internacional de Astronomia.
Esta volta ao mundo é uma das mais de 1500 iniciativas que celebram o ano dos astros em todo o mundo. E faz parte do programa maior, chamado 100 Horas de Astronomia, que teve início ontem, dia 2, e termina no domingo.
Quem não tem telescópio pode juntar-se à iniciativa através do site que transmite em tempo real.

21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia

Ser Poeta
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem sejaRei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca


Cantado pelos Trovante ao vivo... simplesmente fabuloso!

15 de março de 2009

Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF que tem como objectivo encorajar empresas, comunidades e indivíduos a desligar as luzes durante uma hora no dia 28 de Março de 2009, às 20h30, visando reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e mostrando o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.
Aderir não custa e além de ajudar o ambiente, sempre recordamos os tempos em que a Electra desligava as luzes sem qualquer incentivo da WWF.
Em 2009 a Hora do Planeta quer envolver mais de um bilião de pessoas em 1000 cidades em todo o mundo.
Site aqui e em português

27 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial, 2009

A crise económica mundial parece provocar alterações na agenda do Fórum Social Mundial, 2009, que vai ter lugar no Belém do Pará, na Amazónia, local escolhido justamente porque seria o primeiro fórum onde temas como a sustentabilidade ambiental, a desflorestação, as alterações climáticas e o modelo económico como predador do meio ambiente seriam centrais.
O agravamento da crise ditou leis e a partir de hoje, mais de 100 mil pessoas começam a discutir “a falência do modelo neoliberal que regeu a globalização”, sem esquecer a abordagem ecológica.
A comissão organizadora do Fórum de Mídia Livre, que aconteceu na segunda-feira em Belém, no Pará, considera que há ainda dificuldades de integração e barreiras para a mídia alternativa nos países lusófonos.
O Fórum Social Mundial é o contraponto do Fórum Económico Mundial que reúne os países mais ricos do planeta em Davos, na Suíça, e é um evento sempre interessante e diversificado pois paralelamente acontecem outros debates. Ontem, segunda-feira teve lugar o Fórum de Mídia Livre e a comissão organizadora considerou que há ainda dificuldades de integração e barreiras para os media alternativos nos países lusófonos. O editor-chefe da Revista Fórum, criada após o primeiro Fórum Social, em 2001, Renato Rovai, que integrou a comissão organizadora, lamentou o facto da relação entre os países lusófonos não ser tão forte como a existente no mundo de língua espanhola. Segundo afirmou, o movimento de media livre já é um fenómeno sólido e foi favorecido pelo avanço das novas tecnologias de comunicação e de informação. "Pode ter uma rede de blogs de diferentes países que falam português, de Cabo Verde, Angola e Moçambique", disse, acrescentando que esta relação, ainda, está marcada pelas barreiras e distanciamentos geográficos.

6 de julho de 2008

G-8 Toyako

Toyako, onde decorre a Cimeira do G8s e se reúnem os líderes dos oito países mais industrializados e dos 14 Estados convidados, é por estes dias a cidade mais vigiada do mundo. Cento e oitenta milhões de euros e 21 mil polícias garantem a segurança em toda a ilha de Hokkaido.
Protestos só em Sapporo, capital da ilha, a 150 quilómetros de distância!! Imagens de ontem dia 5 de Julho.

21 de junho de 2008

Tocha Olímpica passa pelo Tibete

Foi esta manhã - madrugada em Cabo Verde - três meses depois da revolta de tibetanos contra as autoridades chinesas que a Tocha Olímpica atravessou as ruas de Lhasa a capital do Tibete; travessia vigiada por unidades especiais da polícia com assistência limitada às pessoas que dispusessem da acreditação especial.
Os residentes nas ruas percorridas pela Tocha receberam ordem para não sair de casa, as lojas fecharam durante a passagem da tocha e os hóspedes dos hotéis - a cidade continua interdita aos turistas estrangeiros - não podiam sair.
Gonpo, um alpinista tibetano de 75 anos, foi o primeiro atleta a transportar a tocha e as duas horas iniciais da cerimónia foram transmitidas em directo pela televisão chinesa.
A agência oficial de notícias chinesas anunciou hoje que as autoridades libertaram 1.157 manifestantes detidos durante os incidentes de Março no Tibete mas a Amnistia Internacional (AI) denunciou que centenas de pessoas detidas pelo Governo chinês estão desaparecidas desde a sua detenção, e fala ainda num bloqueio informativo e em torturas. Um jovem, de 17 anos, contou à AI que foi torturado até admitir crimes que não tinha cometido. "Muita gente tinha os braços e as pernas partidas ou com ferimentos de balas, mas ninguém os levava ao hospital".
A falta de informação sobre o paradeiro dos detidos e a intimidação aos advogados é também destacada pela AI que afirma que: "Com a tocha olímpica prestes a entrar no Tibete, é uma boa oportunidade para iluminar um pouco a situação". Concordo absolutamente. A China vai abrir portas a milhares de turistas e jornalistas ávidos de descobrir a verdadeira China.

16 de junho de 2008

Stairway for the 150 dollars

Cartoon espectacular de Gary Varvel. Para alguns basta sentar e esperar calmamente... uma autêntica straiway to heaven. Os 139 dólares já foram ultrapassados nesta escada para os $150.

3 de junho de 2008

Mugabe... outra vez!

O Ministro Australiano dos Negócios Estrangeiros, Stephen Smith, considerou obscena a presença de Mugabe na conferência da U.N. que começa hoje (terça feira) em Roma sobre a crise global de alimentos. Este encontro é visto como uma oportunidade para traçar uma estratégia de campanha contra a fome no mundo e ainda estabelecer um equilíbrio entre a segurança alimentar, as alterações climáticas e a bio-energia.
Mugabe é normalmente apontado como o culpado do colapso económico no Zimbabwe, região outrora considerada como o celeiro de África. A população não consegue aceder a bens básicos e a agricultura foi paralisada pela reforma levada a cabo por Mugabe e claro o Zimbabwe tem uma das mais altas taxas de inflacção do mundo. Bert Koenders, ministro alemão para o desenvolvimento afirmou "President Mugabe is personally responsible for the absurdly high food prices and grinding poverty in Zimbabwe,"
Apesar das restrições de circulação que lhe foram impostas, já há alguns anos, parece que Mugabe não pode ser impedido de comparecer às Assembleias das NU e volta a desafiar a proibição europeia de viajar em território da UE.
Entretanto, no Zimbabwe, membros da oposição continuam a ser presos… e mortos.
Será que nenhum dos países da UE emite um mandato de captura por crimes contra a humanidade?

18 de maio de 2008

Anarquistas graças a Deus

Fiquei triste. Morreu Zélia Gattai, escritora, fotógrafa e activista política, aos 91 anos muitos deles partilhados com Jorge Amado. Zélia Gattai e Jorge Amado foram forçados ao exílio em 1948. Exílio que foi também uma oportunidade para privarem com Pablo Neruda, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Paul Éluard, Picasso, Fréderic Curie entre outros.
Zélia tinha histórias para contar, um particular jeito para as contar e contou-as a partir do seu primeiro livro Anarquistas, Graças a Deus. Adoro o título deste livro que nos conta a vida dos imigrantes italianos em São Paulo no começo do século XX. Histórias da sua família,anarquistas que defendiam uma sociedade sem leis, sem religião ou propriedade privada, em que mulheres e homens tivessem os mesmos direitos e deveres o que conduziu à prisão o seu pai, Ernesto Gattai durante o Estado Novo.
Uma vida plena… uma vida de luta! Adeus Zélia.
Excerto do livro Memorial do Amor:
“Minha mãe costumava dizer que eu era uma pessoa de sorte: “Ela nasceu com a estrela”, repetia sempre com a maior convicção. Eu achava que mamãe apenas sonhava, pois eu sempre lutara, mas nem sempre conseguira o meu intento.”

26 de abril de 2008

Mugabe - derrota confirmada

A Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC) confirmou hoje a derrota que Mugabe não queria aceitar. Quando logo após as eleições de 29 de Março a ZEC contabilizou 109 lugares para a oposição liderada por Morgan Tsvangirai, do Movimento pela Mudança Democrática (MDC) contra 97 lugares do Zanu-PF Mugabe, alegando irregularidades, ordenou uma nova contagem em 23 dos 210 distritos do país.
Na sequência da re-contagem confirma-se a derrota histórica do partido do presidente Robert Mugabe, no poder há 28 anos. A recontagem já terminou em 18 distritos, segundo o presidente da ZEC, George Chiweshe, que esclareceu que não houve grandes mudanças e que espera ver concluída até segunda-feira a contagem dos votos das eleições presidenciais mas mesmo que o Zanu-FP vença nos cinco distritos que faltam, não conseguirá recuperar a maioria na Câmara. Aparentemente Mugabe perdeu igualmente a presidência mas aqui nada de resultados publicados...
Derrota confirmada, publicação à vista! E agora? Mugabe aceitará a derrota e a queda?

11 de abril de 2008

Boicote da UE à cerimónia de abertura de Beijing?!

O Parlamento Europeu votou ontem, 10 de Abril, uma resolução não vinculativa de boicote à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 se a China não se comprometer a falar com o Dalai Lama sobre a situação no Tibete.
Não sei se é bom ou se é mau. Também não sei se o que motiva a UE é a situação no Tibete que perdoem-me a expressão já tem barbas...
Não defendo um boicote a Beijing. Tenho uma desconfiança pemanente destas coisas: de que serviu o boicote aos Jogos de Montreal pelas nações africanas, ou o boicote a Moscovo pelos americanos ou o boicote a Los Angeles pelo bloco leste?
Hitler teria desistido dos seus planos se os jogos de Berlim tivessem sido boicotados? Não foram... o que permitiu que num ambiente hostil, nuns jogos preparados para o triunfo dos atletas alemães, no meio da propaganda nazi que promovia o conceito de "superioridade ariana" e descrevia os negros como raça inferior, Jesse Owen, um homem (por acaso negro, por acaso neto de escravos) arrebatasse quatro medalhas de ouro. Diz a lenda que na terceira medalha Hitler abandonou o estádio e que não compareceu para ver a quarta... É disto que se fazem os sonhos! É uma visão romântica? Se calhar é!

O video está fixe mas não percebo a parte final!

8 de março de 2008

Dia da Mulher

O dia 8 de Março começou a ser comemorado como Dia Internacional da Mulher em 1910 e foi oficializado pela ONU em 1977, convertendo-se no símbolo de uma longa história de reivindicações como o direito ao voto e a igualdade no trabalho.
A proposta de criação de um dia da mulher, celebrado em todo o mundo, foi feita por Clara Zetkin, em 1910 na II Conferência Internacional Feminina, que decorreu na Dinamarca, em 1910. Foi inspirada pelas lutas, manifestações e greves que desde o século XIX tiveram lugar nos Estados Unidos da América com destaque para o dia 8 de Março no de 1857. Operárias de uma fábrica de têxteis de Nova Iorque, Fábrica de Tecidos Cotton, entraram em greve (a primeira conduzida unicamente por mulheres) e manifestaram-se nas ruas reivindicando a redução do horário de trabalho de 16 para 10 horas diárias e por melhores condições de trabalho (recebiam menos de um terço do salário dos homens).
A repressão policial foi violenta e as operárias refugiaram-se no interior da fábrica. Seguiu-se um incêndio no qual muitas morreram.
Com o 8 de Março comemora-se a coragem e a determinação. E a dignidade. É importante que no meio das flores e dos poemas se reconheça e se preste homenagem à coragem e determinação.
Para nós a "Rosa Meditativa" de Dali.

25 de fevereiro de 2008

Cuba mi amor... tudo na mesma

Raúl Castro foi eleito pela Assembleia Nacional cubana como o novo Presidente de Cuba.
Contava com o apoio de Fidel, por isso não foi surpresa. A esperança na escolha de alguém mais jovem era curta apesar de nomes como os de Carlos Lage, do executivo de Fidel, ou de Felipe Perez Roque, actual chefe da diplomacia cubana.
O regime de Cuba depende muito de Fidel - digam o que disserem um comunicador carismático – e desta transição na continuidade não se espera (digo eu) muitas reformas como indicia a escolha para a vice-presidência de José Ramón Machado um dos mais ortodoxos ideólogos do partido comunista cubano.
Na sua primeira intervenção como Presidente Raúl Castro anunciou que "Assumo a responsabilidade que me foi confiada com a convicção de que o comandante-chefe da revolução cubana é único, Fidel é Fidel e como todos sabemos, Fidel é insubstituível".
É verdade... mas o passado mora lá atrás. E sem o carisma de Fidel Cuba vai reclamar mudanças.

12 de fevereiro de 2008

E agora Timor Lorosae?

Estranhas histórias: dois tiroteios na casa presidencial?! O primeiro às 06:15 quando Ramos Horta se dedicava a um muitíssimo saudável jogging. Reinado terá sido morto nesta altura por um dos guardas presidenciais!? E ninguém chamou ninguém??
Ramos-Horta terá sido atingido num segundo tiroteio quando regressava a casa cerca das 07h00! O primeiro pedido de socorro para o Centro Nacional de Operações foi feito às 06h59 segundo a Lusa.
A primeira ambulância foi chamada às 07h10, o sub-agrupamento Bravo da GNR foi chamado às 07h00, saiu do aquartelamento às 07h11 e chegou ao local às 07h15, tudo segundo a Lusa que teve acesso ao relatório oficial. Às 07h13, o próprio Presidente da República telefonou à sua chefe de gabinete, Natália Carrascalão, pedindo ajuda por se encontrar ferido!!
Estranha cronologia!!!
Gostei dos comentários da antiga diplomata Ana Gomes ao jornal Público afirmando que Reinado era “um criminoso e um indivíduo desequilibrado” não sendo compreensíveis as atitudes apaziguadoras das forças australianas, da ONU e do próprio Ramos-Horta que recentemente tinha encetado conversações com Reinado.
E conclui no seu estilo habitual que essa atitude “não poderia dar bons frutos, como demonstram os dramáticos episódios de hoje” e diz mais "Este dramático episódio mostra que não é possível lidar com criminosos de forma frouxa e espero que sirva de lição. A tentação de ser demasiado apaziguador é prejudicial, mina a gestão da justiça e as bases do direito fundamental".
Sem conhecer esta estranha história não posso deixar de concordar por inteiro. Agradar a gregos e a troianos ou mais prosaicamente a Deus e ao Diabo não é possível e sem dúvida que a Justiça não se faz com meias tintas.