S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

30 de abril de 2009

Nível 5

A multiplicação dos casos de gripe suína obrigou a OMS, numa reunião de emergência, a elevar o risco de alerta pandémico para cinco (numa escala de seis).
O Nível 5 significa que «existem clusters/surtos de maiores dimensões mas a transmissão pessoa-a-pessoa ainda é localizada, indicando que o vírus está a adaptar-se gradualmente melhor ao hospedeiro humano mas ainda não atingiu um nível de transmissão considerado eficaz (substancial risco pandémico)».
Fase 6 significa que a «a pandemia está instalada: existe um risco aumentado e substancial de transmissão na população em geral».
Por esse mundo fora aumentam as vendas de máscaras cirúrgicas e a cotação das empresas produtoras, assiste-se a uma corrida ao Tamiflu, o medicamento que tem sido apontado como o mais eficaz para o combate à gripe suína, o turismo para Cancun diminui, o consumo da carne de porco diminui, surge na web jogo Swinefighter no qual o jogador é um médico que tem que imunizar porquinhos voadores com uma agulha gigante, (os resultados podem ser compartilhados no Twitter).Ronda feita, nada de novo, afinal em 1976 a gripe suína era motivo de alerta com direito a campanhas de vacinação.

28 de abril de 2009

A vingança dos porcos

27 de abril de 2009

Aquecimento global

Um video com uma perspectiva interessante. Quando sentires o aquecimento global será tarde demais. Vale o click.

23 de abril de 2009

Tortura

Mais uma vez Jon Stewart e uma tirada absolutamente genial: "No one is upset about the fact that America tortures, they’re just upset that they now know about it" ou seja: ninguém está perturbado com o facto da América torturar, estão aborrecidos porque agora sabem...


22 de abril de 2009

Perguntas naif

Hoje na AN o pacote tributário não passou!! O deputado Eurico Monteiro do MpD convidou à retirada do diploma com um parecer extenso contra a criminalização das infracções tributárias mais graves... Pergunta naif: como é possível combater as grandes fraudes fiscais que vivem de mãos dadas com a corrupção se não são penalizadas??
O deputado perguntava ainda quais os bens jurídicos que essa criminalização defende. Pois cá vai a resposta indiscreta: um Estado para poder cumprir as tarefas que lhe incumbem tem de recorrer a meios que só pode exigir dos seus cidadãos. Esses meios são os impostos, cuja cobrança é condição da posterior satisfação das prestações sociais - tipo promover o bem-estar e a qualidade de vida, assegurar o ensino, assegurar o sistema de segurança social para a protecção na doença, velhice, invalidez, viuvez etc. etc. etc. Compreende-se, assim, que o dever de pagar impostos seja um dever fundamental e que o desrespeito por essa obrigação constitucional possa ser considerada como violação de um bem jurídico merecedor de tutela penal.
Mas deixando a teoria de lado parece necessário lembrar ao sr. deputado que a fuga aos impostos impõe aos restantes contribuintes uma carga fiscal acrescida e, este facto atenta directamente o património do contribuinte honesto (como é o meu caso e o da maioria dos cabo-verdianos que trabalham por conta de outrem).
Pergunta naif: só vale a pena proteger os que prevaricam?

Inspiring Action

A Greenpeace celebra o dia da Terra lançando o video Inspirig action e o desafio de mobilizar três milhões de pessoas para a defesa do ambiente.
Vê o video! Participa!

21 de abril de 2009

Secas

Food grows where water flows! A rima é perfeita em inglês e resume a tragédia da seca que assola o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Numa tradução rude: Há "comida" onde há água.

15 de abril de 2009

Bo Obama

Os comentários de Jon Stewart no The Daily Show são como de costume imperdíveis. LOL

12 de abril de 2009

Iluminação solar

Iluminação solar para exterior da Qnuru, empresa da MacArthur Foundation Fellow e do escultor Tom Joyce.
Com design elegante e sofisticado estas lâmpadas solares ficam bem em qualquer jardim, terraço, esplanada e melhor ainda ficariam nas praças de Cabo Verde.
O sistema usa tecnologia LED eficiente, carregada através de painéis solares incorporados nas luzes e as instalações utilizam microcontrollers digitais múltiplos que permitem programação inteligente e wireless.
Um must apesar de não ter fonte secundária de alimentação. Apetece-me ter um terraço, um quintal ou um jardim só para as ter.

11 de abril de 2009

Cata-ventos e regresso anunciado

Anuncia-se o ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente, Carlos Veiga, como candidato à liderança dos cata-ventos (MpD). À incógnita da terceira candidatura consecutiva a Presidente adiciona-se a incógnita da candidatura a PM!!!
O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente quer sair da sombra e está em plena forma diz-se… hum hum afinal os cata-ventos não estão tão seguros das suas possibilidades de ganhar as legislativas. A governar em crise desde 2006, e segundo se diz desgovernados, os papainhas doces (PAICV) lá vão dando conta do recado e só quem é pior que cego (aquele que não quer ver) é que não vê o que foi feito neste país…
O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-futuro-candidato-a-qualquer-coisa está disposto a liderar os cata-ventos no semear de ventanias dos últimos anos… disposto a expor-se a mais uma derrota.
Curiosamente (ou não?) os cataventos querem retirar da Constituição a cláusula que impede o estabelecimento de bases militares por aqui. Tentando abrir uma porta na economia? Tentando abrir uma via sempre recusada pelos papainhas doces (PAICV) na estratégia de desenvolvimento, só para o caso do ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-futuro-candidato-a-qualquer-coisa ficar com a batata quente nas mãos?
Sabe-se lá…
O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-futuro-candidato-a-qualquer-coisa, lembra-me Flaubert "A medida de uma alma é a dimensão do seu desejo". O desejo de ser PR de um Cabo Verde (mergulhado no abismo segundo dizem os cata-ventos) deve ser muito… hum hum preciso de Alka-Seltzer.

8 de abril de 2009

Importa-se de repetir?

Em entrevista ao canal alemão N-TV, o primeiro-ministro italiano Berlusconi comentou desta forma as condições de auxílio às vítimas: “Eles têm tudo o que precisam. Têm apoio médico, comida quente... Claro que o local onde estão é temporário, mas deviam encarar a situação como uma fim-de-semana de campismo”.
Importa-se de repetir?! Pois é bébé…
Berlusconi no seu melhor.
Começam a tornar-se verdadeiros clássicos…
Mas tivesse eu uma mente menos ingénua e estaria a fazer ligação entre aquela ligeireza e as empresas de construção de que é proprietário... Graças a Deus sou naif.
Pois é bébé!

3 de abril de 2009

Volta ao Mundo em 80 Telescópios

Os principais observatórios de todo o mundo estarão apontados para o espaço ao mesmo tempo numa maratona de observações e de troca das imagens captadas em tempo real durante 24 horas, entre as 10h de hoje e as 10h do próximo sábado, numa iniciativa do Ano Internacional de Astronomia.
Esta volta ao mundo é uma das mais de 1500 iniciativas que celebram o ano dos astros em todo o mundo. E faz parte do programa maior, chamado 100 Horas de Astronomia, que teve início ontem, dia 2, e termina no domingo.
Quem não tem telescópio pode juntar-se à iniciativa através do site que transmite em tempo real.