S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

28 de março de 2008

Resposta aberta

Fiquei sensibilizada pela carta que achou por bem remeter, a todos nós povo, por intermédio da Semana. Manda a boa educação que se responda às cartas que nos são dirigidas e apesar de me ter pautado pela inércia em ocasiões semelhantes, achei por bem aproveitar esta oportunidade para me redimir e seria mesmo muito rude não responder a uma tão amável missiva.
Não precisava tanta preocupação e pressa para transmitir a versão correcta e verdadeira dos factos. Veja lá que existe o hábito (da maior parte deste povo apesar de algumas ovelhas tresmalhadas) de deixar que certos assuntos sejam resolvidos nos Tribunais. Acho que é por causa deste hábito de respeito pelas instituições que em nosso nome promovem a acção penal e aplicam a justiça que nos chamam um Estado de Direito Democrático!
Deixe-me dizer que compreendo o interesse que, quem está a braços com processos judiciais, tem em promover nos jornais (ou até na TV se houver verba para isso) os seus pontos de vista particulares, enfim, cai sempre bem um tempo de antena (uma página inteira ainda é carito, só para quem pode) para explicar as coisas fora do foro legal chamado tribunal. Aliás isso não é inédito entre nós. Os tribunais e as leis são coisas muito maçadoras...
A despropósito: parece que temos lá na Constituição umas coisas chamadas presunção de inocência e direitos de defesa do arguido com contraditório e tudo… Mas pronto sou eu a divagar. Nos países civilizados qualquer cidadão envolvido num processo manda amáveis recados ao sistema judicial tipo "ó pá não te deixes influenciar pelo fládu flá e já agora os factos verdadeiramente factos são estes?".
Apesar de me sentir um pouco confusa com algumas explicações, vou confessar que partilho as suas preocupações. Isto nem parece nosso! Apreendem armas e como se não bastasse o dono delas é detido por não ter licenças e não ter declarado o transporte? Ora essa!! Uma pessoa já não pode transportar armas dum lado para o outro? Então aquelas regras sobre transporte de armas não são para decorar as alfândegas e tapar os buracos da parede? E aqueles avisos sobre o transporte de substâncias potencialmente perigosas são a sério?
E eu que julgava que as licenças os manifestos de cargas só se aplicavam nos países de primeiro mundo. Nunca me passou pela cabeça que se aplicavam aqui. Deve ser influência daquelas parcerias europeias e da globalização. E mais… é absurdo um país como Cabo Verde ter legislação que criminaliza a posse de arma sem licença. Ainda por cima crime abstracto... não temos Louvre nem Prado mas temos abstractos no Código Penal.
Não estranho que tenha achado, o que me conta, muito estranho e se calhar até uma leviandade das nossas autoridades. Abrir instrução por uma coisinha destas. Uma aberração! Então não se vê logo que foi um lapso meter as armazinhas no bidonzinho? Outro lapso o bidonzinho ir parar ao contentorzinho? E por causa destes zinhos incomoda-se assim as pessoas? Só porque as armas não foram manifestadas e declaradas? Que coisa mais estranha! Diz e muito bem que homicídio é que é crime! Agora fazer entrar armas no país sem dar cavaco a ninguém é uma bagatela. Como é que fica a morabeza cabo-verdiana?! E as assadas? Como é que ficam as assadas?
Deixe-me dizer que essa parte dos segredos entre marido e mulher hum hum… deixou-me um pouco constrangida. Não me parece muito bem estar a comentar, mesmo que só entre nós, parece riola. Felizmente não somos como essa malta lá estrangeiro que não respeita essas coisas entre marido e mulher. Aproveitavam logo para prender toda a gente incluindo o gato, o cão e o papagaio que em família não há segredos. Se não sabe, devia saber é o que os brutos iriam pensar e só se safavam as tartarugas que são espécie protegida.
Para terminar, que esta carta já vai longa, tenho de mais uma vez concordar com a sua epístola e acreditar na Justiça Divina: lá dizia o Virgílio da Eneida "aprende a conhecer a justiça e a não desprezar os deuses".
Para ajudar e não vá toda a gente resolver responder permita-me propor uma poll. É só disponibilizar um leque de opções e a malta escolhe a resposta que quer dar. E estas modernices já trazem uma opção “Eu acho que…" e cada um escreve o que entender se não estiver satisfeito com as opções. Muitíssimo Estado de Direito Democrático, não acha?

27 de março de 2008

Importa-se de repetir (III)

A reacção de Gilles Filiatrault à carta aberta dos trabalhadores da TACV mereceu segundo o jornal"Expresso das Ilhas" o seguinte comentário:
"Esse senhor resolve fazer o jogo político. Desresponsabiliza-se da sua gestão desastrosa e imputa responsabilidades a partidos políticos".
Este comentário de um dos deputados na AN mostra aquilo que os nossos políticos pensam da política. A definição de jogo político passa por desresponsabilização e imputação de responsabilidades a outros! E é privilégio dos políticos. Os demais têm de assumir as suas responsabilidades. Pois é bébé!
Lapsus linguae? Desenquadramento das palavras? Ou um corajoso assumir das características mais vincantes da nossa política?

26 de março de 2008

Naturally 7

E pensar que em 2007 andei pelos meros de Paris mas não tive esta sorte. Uma actuação privativa dos Naturally 7 - Garfield Buckley, Rod Eldridge, Warren Thomas, Jamal Reed, Roger Thomas, Dwight Stewart, e Armand "Hops" Hutton - um grupo americano de gospel e R&B.
Simplesmente espectacular esta performance no metro de Paris: "In the Air Tonight" de Phil Collins. Uma das minhas músicas de juventude que continua a passar repetidamente no meu som (sempre e só com Phil Collins)... mas esta versão selvagem dos Naturally 7 é também brutal. Arrepia!

25 de março de 2008

Eu quero um

A G24 Innovations (G24i) tem estado a desenvolver baterias solares para pequenos dispositivos como os telemóveis e os laptops. Estas células solares, leves e flexíveis, podem sem embutidas em mochilas e podemos carregar um móvel ou um laptop enquanto passeamos.
Além de já terem uma capacidade optimizada os preços destes carregadores já são competitivos ($20).
Eu quero um... poupa-se por um lado e reduz-se a dependência por outro hehe.

24 de março de 2008

The Greatest Silence: Rape in The Congo

Porque Março é mês da mulher e porque há coisas que perturbam nesta nossa África. Porque é horror. Para que se saiba e nunca se esqueça. Porque o silêncio tem de ser quebrado. Para que a mudança aconteça.
Extracto de documentário de Lisa F. Jackson, vencedora de um Emmy Award, que esteve em 2006 nas zonas de guerra do Congo oriental e documentou o horror vivido por mulheres de todas as durante o conflito - horrores que não são exclusivos do congo e se repetem, em maior ou menor grau, em todos os conflicos africanos - e os exemplos de resiliência, resistência, coragem e graça que nos dão a esperança.

23 de março de 2008

Trabalho na China

Excelente este documentário sobre o trabalho na China "Santa`s workshop - Inside China`s slave labor toy factories" de Lotta Ekelund e Kristina Bjurling. Com cerca de 35 minutos de duração mostra-nos o interior de algumas fábricas na China, fábricas de brinquedos (cerca de 75% são fabricados na China).
O baixo custo da mão de obra tem atraído inúmeras empresas que instalam a sua produção na China esquecendo convenientemente os motivos desse baixo custo - horários de 14 horas ou mais dia, baixíssimos salários, inexistência de direitos laborais, más condições de trabalho etc. etc. e o trabalho infantil que aparenta (aparenta pois as visitas às fábricas foram previamente autorizadas) ter diminuído por efeito da pressão dos consumidores.
Efeitos da globalização.
Podem encontrar o documentário AQUI.
Por cá vamos tendo também os nossos problemas, recordo que o primeiro estudo sobre o trabalho infantil em Cabo Verde foi realizado o ano passado e é possível encontrar os relatórios AQUI. Apesar do quadro legislativo generoso há trabalho a fazer no terreno.

21 de março de 2008

Criatividade

Daniel Sheridan um jovem estudante de design, impressionado com as dificuldades energéticas que encontrou em África, mais precisamente no Kenya, inventou um sistema de iluminação para escolas (e não só) partindo daquela velha brincadeira do cavalinho! A inspiração surgiu-lhe durante uma acção de voluntariado em Wasimi, a sul de Mombasa onde ajudou a construir uma escola: "The number of children we saw there that loved to play, and their energy and their vibrancy, I thought it would be great if I could somehow make use of this.".”
É simples! E por ser simples brilhante! O movimento de sobe e desce produzido pela criança enquanto brinca produz energia que é transferida para a unidade de armazenamento através de um cabo subterrâneo. Dez minutos de brincadeira iluminam uma sala de aula durante uma tarde…
Tal como Sheridan disse à BBC desenvolvimento sem energia é impossível. Nestas pequenas/grandes ideias estão muitas vezes as soluções para problemas concretos.
África precisa desta criatividade e destas soluções alternativas. Pensar os problemas e resolvê-los com criatividade.
As potencialidades de aplicação deste invento não se esgotam nas escolas do Kenya… é também uma solução para a pequena produção de energia para satisfazer, por exemplo, parte das necessidades domésticas e é bom lembrar mais uma vez a questão do ambiente e a importância da poupança energética - mesmo para quem aparentemente tem energia 24 horas dia/365 dias ano. A redução da dependência do combustível fóssil é hoje um imperativo global.
O nosso problema com a electricidade não começa nem se esgota na Electra. Se não reduzirmos a nossa dependência - e sejamos claros: o petróleo vai continuar a aumentar ou no mínimo o preço pouco vai descer - vamos ter problemas sérios. Criatividade e iniciativa precisam-se.

20 de março de 2008

Para relaxar... Elis

Para relaxar. Ou meditar. Elis Regina. Porque preciso de luz. Romaria.

Fiquei contente

A campanha para as eleições autárquicas começou há algum tempo atrás (embora a CNE a anuncie lá para Maio) mas está muito, mesmo muito, maçadora.
De um lado o discurso costumeiro da fraude eleitoral; insinuações, claro, não vá a malta ganhar e depois é uma chatice, assim, insinua-se e concretizada a derrota fica provada a fraude – há malta que cresceu sem ouvir a história do Pedro e do Lobo.
Do outro a usual febre de obras, adoro autárquicas, devíamos tê-las de dois em dois anos, melhor todos os anos - há malta que julga que a malta acredita no Pai Natal.
Pelo meio a rotineira do partido único e a atroz ditadura que deixou traumas de urinol e incontinência urinária tão agudos que há quem considere liberdade mijar em público (celebrizada no Pedrabika).
Um único momento de emoção quando o ilustre Onésimo lançou para debate a ideia de cidades estado. A coisa parecia que ia animar. Tenho de confessar que fiquei encantada, finalmente fazia-se justiça ao perfil helénico que me caracteriza. A Atenas mindelense e a Esparta praiense, um show! Um must!
A ideia foi enxovalhada e ficou claro que debater ideias na (pré) campanha eleitoral nem pensar porque ideias é coisa reservada a alguns e debate é palavra que se interiorizou sem o de. Assim ficou-se no bate e caímos novamente na modorra.
A que propósito vem isto? Duma notícia que leio no Semana e me fez feliz. Financiamento para a gestão dos resíduos sólidos na Praia. Está aí uma boa notícia. O projecto pretende desenvolver um sistema de gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos de Santiago. Algo essencial, somos ilhas se não tratarmos e qualificarmos o lixo temos um problema! E grave. E a opção de deixar para os meu(s) filho(s) uma complicação exponencialmente maior para resolver não me agrada. Até porque o miúdo é daqueles que gosta de debate com de e já estou a ouvir… “Mãe explica-me mais uma vez porque é que a tua geração nem do lixo soube tratar!”. A culpa deste gosto dele não é minha, saiu ao pai (antes que me debatam)
Durante algum tempo pensei (naif que sou) que o saneamento e o tratamento dos resíduos sólidos seriam temas quentes na campanha autárquica e ai do candidato que não propusesse soluções. Mas nem cheiro dos temas que dos resíduos há muito! Umas fotos em placards denunciando aquilo que não precisa de denúncia porque está há vista... e verdade se diga que bastaria a CMP responder com umas fotos de há 10 anos e pronto, tínhamos, empate técnico.
Uma coisa é reclamar (isso todos fazemos que Graças a Deus somos convictamente reclamantes) outra é propôr soluções para um problema que só se resolve com dinheiro (muito) numa área onde é difícil encontrar financiamento. Mudar comportamentos também é bom mas só funciona para o futuro e ver a malta num mutirão à brasileira para uma limpeza… não é assim tão fácil e mantém-se a questão: o que fazer ao lixo!
Fez-me feliz a notícia do Semana. Apesar de o lixo não ser tema de campanha, uma das guerreiras que temos no Governo (pois eu cá assumo… voto género) lá começou a tratar do assunto e a pegar o touro pelos cornos. Luz ao fundo do túnel? O ambiente agradece! Nós também.
Espero que o debate à volta das soluções técnicas possíveis seja mesmo debate com de… e não se repita aquela coisa da suposta ETAR ali entre o Quebra Canela eu quebrava era os tipos que a fizeram e o Palmarejo.
Antes que me debatam este post escreveu-se sózinho apesar de reflectir o mau humor com que estou hoje. Podem não ler, fingir que não leram e se quiserem posso deletá-lo quando voltar o bom humor.

19 de março de 2008

Anti-vírus da McAfee

A McAfee disponibiliza um ano de protecção integrada - VirusScan Plus AntiVirus, Firewall & AntiSpyware - gratuitamente.
Basta entrar aqui, escolher o Free PC Security, fazer o registo e aceder à conta para fazer o download.
Quem estiver interessado ou precisado já sabe...

18 de março de 2008

Importa-se de repetir (II)

Mugabe não deve ser importunado com eleições!
Segundo Muammar Khadafi o presidente do Zimbabué Robert Mugabe deve permanecer no poder até morrer e não ser "importunado" com eleições.
Este final do mês Zimbabué vai a votos e claro que Mugabe, com 84 anos (mas que parece estar para lavar e durar), candidata-se à sua sucessão num reinado que dura já há 20 anos - se descontarmos o tempo que esteve como 1º ministro (1980/1987).
Lido isto só me resta (Khadafi ou Mugabe podem ser assíduos leitores deste blog e longe de mim irritá-los) dizer: Pois é bebé... Também acho. Ora essa!! Importunar o gaijo com eleições é demais!!
Mas pronto, para que o "importunamento" não seja muito Mugabe já alterou a lei eleitoral para permitir que a polícia ajude os "iletrados" no momento do voto. Tanta generosidade!! Pois é bebé...
Hehe... hoje não leio mais notícias. A malta passa-se mesmo.

Importa-se de repetir

Ora esta! A malta de vez em quando passa-se.
O deputado Shlomo Benizri, do partido Shass, afirmou no Knesset (Parlamento israelita) que os homossexuais são responsáveis pelos tremores de terra que abalaram Israel nestes últimos meses. No seu discurso dizia que:" O Talmud nos diz que uma das causas dos abalos telúricos é a homossexualidade. Deus disse que agitaria o mundo para vos despertar se agitásseis as vossas partes genitais onde não deveis fazê-lo".
O partido Shass é presidido pelo rabi Ovadia Yossef. Em 2005 este rabi interpretou o furacão Katrina como uma punição divina infligida aos EUA por terem pressionado Israel para desmantelar o colonato judeu de Gush Katif.
Confirmar a notícia aqui! Eu também tive de ler duas vezes... a malta passa-se! Os deputados deviam ser obrigados a ouvir-se a si próprios. Pelo menos três vezes cada discurso. É como o benfica: os jogadores deviam ser condenados a ver os próprios jogos...

17 de março de 2008

Bandolero!

E se falasses magia, sonho e fantasia? E se falasses encanto, quebranto e condão?
Apetece-me Ney Matogrosso. Assim sem mais. Porque Ney não se explica. É Ney...

16 de março de 2008

Surpreendente

Surpreendente pela positiva a afirmação de um cidadão guineense a propósito de um imposto instituído na Guiné:
"É bom pagar impostos porque os apoios financeiros que a Guiné-Bissau recebe são impostos doutros cidadãos", disse Bacar Sambu, um residente de Bissau.
Surpreendente (mas não devia ser) a consciência (arredia em muita gente) de que o desenvolvimento depende do esforço colectivo e daquilo que efectivamente o país produz, surpreendente ainda a consciência (muito arredia em muita gente) de que as ajudas externas são fruto do esforço, trabalho e impostos de outras pessoas.
A par da unanimidade na Guiné quanto à necessidade deste pagamento a preocupação com a gestão dos fundos gerados por este imposto no valor de Dois mil francos CFA por ano - cerca de 4 dólares - que recai sobre cada cidadão guineense de idade compreendida entre os 18 e 60 anos.
A ver vamos... mas é um passo em frente quando o cidadão tem consciência que é do seu bolso, do seu trabalho, do seu contributo que sai o desenvolvimento.
Por cá parece-me, às vezes, que falta a consciência da exiguidade do orçamento e de que este é em muito financiado por impostos pagos por trabalhadores de outras paragens... às vezes oiço falar como se estivéssemos no Dubai, num subsidia aqui, subsidia ali, faz isto, faz aquilo, devíamos ter isto, devíamos ter aquilo, que indicia a perfeita inconsciência de que o dinheiro sai do bolso daqueles que pagam impostos.

15 de março de 2008

Leitor de pensamentos

Pode um computador ler os nossos pensamentos?! Um ordinateur lecteur de pensée??
Quem consegue descobrir o truque? Ou será que não há truque?
Experimentem o LEITOR DE PENSAMENTOS. E se encontrarem a resposta, digam!

14 de março de 2008

Holocausto e UK

Corre desde o ano passado um e-mail - já o recebi mais de uma dúzia de vezes, a última delas hoje - informando que o Reino Unido removeu o Holocausto dos seus currículos escolares porque "ofendia" a população muçulmana e claro está apelando ao reencaminhamento. Claro que essa notícia também já consta de inúmeros blogs!
Só que a pretensa notícia é falsa. No Reino Unido como em muitos outros países a sociedade e como reflexo os professores têm alguma reserva em abordar temas como o Holocausto ou a escravatura. Dessa constatação feita num relatório do England's Department for Education and Skills from the Historical Association a uma corrente na Net foi um passo (mal dado).
A relutância em falar sobre assuntos sensíveis como esse acontece também por cá, temas como a escravatura, a fome na década de quarenta (e nas outras), a situação económica e social de Cabo Verde em 1974, o ponto de partida da nossa economia em 1975, ignoram-se livros como “Famintos” ou os “Flagelados do Vento Leste”… enfim, choro sempre que lei Famintos, indigno-me, revolto-me mas não prescindiria nunca de o ler.
Do e-mail importa reter que foi sábia a decisão de Dwight D. Eisenhower em retratar ao máximo as vítimas dos campos de concentração. É uma questão de História!!! Infelizmente a tendência para esquecer a História ou alterá-la conforme os nossos interesses vai vencendo em muitos lados.
O ano passado, por exemplo,embaixador sudanês em Washigton numa entrevista ao Washigton Post dizia:"The United States is the only country saying that what is happening in Darfur is a genocide," e mais "See how many people are dying in Darfur: None," e quanto aos 2 milhões de desaparecidos respondeu "I am not a statistician."
Importa lembrar o Holocausto. Sempre! E também os genocídios que em tantos lados deste mundo vão acontecendo. Tenho sempre a esperança que o conhecimento evite que se repitam.

12 de março de 2008

Obama soma e segue... Bush disparata como de costume

Uma verdadeira máquina trituradora este Obama. Vitória no Mississippi última etapa antes da Pennsylvania em Abril. As coisas estão negras para Hillary Clinton hehehe!
Enquanto o Democratic Party enlouquece nesta party absurda em que se tornaram as primárias, George W. Bush vai fazendo das suas para terminar o mandato em beleza.
Acaba de vetar uma lei do Congresso que proibia a CIA de recorrer à tortura e a técnicas de interrogatório violentas ao lidar com suspeitos de terrorismo como o simulacro de afogamento. Técnica que o director da CIA, Michael Hayden admitiu ter sido empregue em três suspeitos detidos após o 11 de Setembro.
Segundo Bush mantém-se a ameaça terrorista, pelo que é preciso "garantir que os nossos elementos dos serviços de informação têm ao dispor todos os instrumentos necessários para neutralizar os terroristas".
Votada em Dezembro pela Câmara dos Representantes e ratificada em Fevereiro pelo Senado, a lei estabelecia as regras de financiamento dos serviços de informação, e continha uma disposição obrigando a CIA e as restantes agências a seguirem as regras de interrogatórios em vigor para os militares adoptadas depôs de serem conhecidos os episódios de violência e tortura sobre os detidos em Abu Ghraib.
Nunca mais chega Novembro para este gaijo ir embora!! Espero que Clinton e Obama não queimem as probabilidades de ganhar o duelo com McCain nesta luta fraticida em que se envolveram.

11 de março de 2008

¿Por qué no me calla?

Prometi não postar! Nem uma palavrinha sobre aquela coisa. Pelo menos enquanto não sair do choque. E não vou postar, nem falar, nem teclar, nem comentar. Contudo:
Faz-me rir de tão aplicável uma frase do Manuel Serrão: "Basta possuir umas noções básicas de Direito(como aquelas que se adquirem nos consultórios jurídicos de revistas como a Maria ou a Ragazza) para saber que...".
E as palavras de Brecht perseguem-me desde esse dia. Palavras mais perigosas que qualquer conspiração terrorista: "Muitos juízes são absolutamente incorruptíveis; ninguém consegue induzi-los a fazer justiça."
E de Brecht também um texto de que gosto muito, longo mas vale a pena:
“Sente-se.Está sentado? Encoste-se tranquilamente na cadeira.
Deve sentir-se bem instalado e descontraído. Pode fumar.
É importante que me escute com muita atenção. Ouve-me bem? Tenho algo a dizer-lhe que vai interessá-lo.
Você é um idiota.
Está realmente a escutar-me? Não há pois dúvida alguma de que me ouve com clareza e distinção?
Então repito: você é um idiota. Um idiota. I como Isabel; D como Dinis; outro I como Irene; O como Orlando; T como Teodoro; A como Ana.
Idiota. Por favor não me interrompa. Não deve interromper-me. Você é um idiota.
Não diga nada. Não venha com evasivas. Você é um idiota. Ponto final.
Aliás não sou o único a dizê-lo. A senhora sua mãe já o diz há muito tempo. Você é um idiota. Pergunte pois aos seus parentes. Se você não é um idiota…claro, a você não lho dirão, porque você se tornaria vingativo como todos os idiotas.
Mas os que o rodeiam já há muitos dias e anos sabem que você é um idiota.
É típico que você o negue. Isso mesmo: é típico que o Idiota negue que o é. Oh, como se torna difícil convencer um idiota de que é um Idiota. É francamente fatigante.
Como vê, preciso de dizer mais uma vez que você é um Idiota e no entanto não é desinteressante para você saber o que você é e no entanto é uma desvantagem para você não saber o que toda a gente sabe.
Ah sim, acha você que tem exactamente as mesmas ideias do seu parceiro. Mas também ele é um idiota.
Faça favor, não se console a dizer que há outros Idiotas: Você é um Idiota. De resto isso não é grave. É assim que você consegue chegar aos 80 anos.
Em matéria de negócios é mesmo uma vantagem. E então na política! Não há dinheiro que o pague. Na qualidade de Idiota você não precisa de se preocupar com mais nada. E você é Idiota (Formidável, não acha?)”
E para terminar esta maré de citações vem-me à memória uma que ouvi muitas vezes da minha mãe e que me consola sempre:
"Algum dia em qualquer parte, inevitavelmente, você há de encontrar-se consigo mesmo, e só de você depende que seja a mais amarga de suas horas ou seu melhor momento"

9 de março de 2008

Escola de condução

Depois de conseguir fazer as manobras do video - peões, curvas de 180, 360 e 540 graus - os nossos condutores vão ser desafiados para manobras ainda mais radicais. A especialização será feita através de pequenos módulos:
Fazer pisca não tira pedaço - 100 horas
Prioridade é da direita mas não é questão política - 150 horas
Parar nas listas brancas pintadas nas estradas não faz mal à saúde - 175 horas
Ficar parado no meio da estrada não é sinal de ser macho - 200 horas
E muito mais... para já vamos treinar o mais fácil:

8 de março de 2008

Dia da Mulher

O dia 8 de Março começou a ser comemorado como Dia Internacional da Mulher em 1910 e foi oficializado pela ONU em 1977, convertendo-se no símbolo de uma longa história de reivindicações como o direito ao voto e a igualdade no trabalho.
A proposta de criação de um dia da mulher, celebrado em todo o mundo, foi feita por Clara Zetkin, em 1910 na II Conferência Internacional Feminina, que decorreu na Dinamarca, em 1910. Foi inspirada pelas lutas, manifestações e greves que desde o século XIX tiveram lugar nos Estados Unidos da América com destaque para o dia 8 de Março no de 1857. Operárias de uma fábrica de têxteis de Nova Iorque, Fábrica de Tecidos Cotton, entraram em greve (a primeira conduzida unicamente por mulheres) e manifestaram-se nas ruas reivindicando a redução do horário de trabalho de 16 para 10 horas diárias e por melhores condições de trabalho (recebiam menos de um terço do salário dos homens).
A repressão policial foi violenta e as operárias refugiaram-se no interior da fábrica. Seguiu-se um incêndio no qual muitas morreram.
Com o 8 de Março comemora-se a coragem e a determinação. E a dignidade. É importante que no meio das flores e dos poemas se reconheça e se preste homenagem à coragem e determinação.
Para nós a "Rosa Meditativa" de Dali.

Caricaturas, caricatures, Karikaturen II


6 de março de 2008

Biblioteca digital

Ando sempre à procura sítios que disponibilizam livros para download e este é fabuloso. Confesso que não o explorei muito. Fiquei completamente perdida nos Indícios do Ouro de Mário de Sá Carneiro!!! Um manuscrito caramba!!! Digitalizado...
São 32 poemas escritos à mão entre 1913-1915 em Paris, em Lisboa, em Camarate, em Barcelona, num caderno de capa dura azul, com a assinatura de Mário de Sá Carneiro em diagonal na capa!!! Não é a mesma emoção de ter o livro na mão... claro que não é! Mas é emoção ter o previlégio de visualizar este caderno e saborear estes poemas.
Na Biblioteca Nacional Digital .
Fica Mário cantado por Trovante, num dos meus poemas favoritos e uma das minhas favoritas dos Trovante: Fim
Quando eu morrer batam em latas, rompam aos saltos e aos pinotes, façam estalar no ar chicotes, chamem palhaços e acrobatas, que o meu caixão vá sobre um burro, ajaezado à andaluza...

5 de março de 2008

Fotos - trabalho infantil por Lewis Hine

Este site The History Place - Child Labor in America 1908/1912 - é extremamente interessante. Fotografia a preto e branco de Lewis Hine.
Fotógrafo nascido em 1874 no Wisconsin, USA, Lewis Line trabalhou para o National Child Labor Committee entre 1908 e 1912. Como fotógrafo de investigação percorreu os Estados Unidos e as suas fotos, composições a preto e branco, são belíssimas apesar de toda a sua crueza.
Segundo dados da OIT o número de crianças entre os 5 e os 14 anos que trabalham atinge os 250 milhões. Cerca de metade (120 milhões) destas crianças trabalham em tempo integral e muitas delas trabalham em condições verdadeiramente desumanas.
Depois de ver as fotos de Lewis Line nada como uma visita à página da UNICEF.

4 de março de 2008

Aquecimento global

Há quem duvide do aquecimento global. Fica a prova. Em 50 anos é o que se vê. Dispensa comentários.
Equipa da França 1958

Menos de 50 depois, França 2008




P.S: Ok, Ok, eu também não acredito que Ribery e o Coupett não sejam seleccionados..

3 de março de 2008

Sistema Informação Ambiental - Cabo Verde

Extremamente interessante a página do Sistema Informação Ambiental, bem construída, de fácil navegação e com imensa informação. Gostei do lema: “O ambiente começa por mim”, um apelo à consciência individual e às acções diárias que subscrevo plenamente. Vale a pena uma visita demorada (e repetida) para absorver a imensa informação presente no site.
Informação sobre o Perfil Ambiental de Cabo Verde, os estudos de impacto ambiental já levados a cabo, legislação nacional em vigor - muita coisa feita nos últimos anos em matéria de Ambiente e Pescas - convenções internacionais ratificadas por Cabo Verde e portanto em vigor no nosso país. Tudo sobre o ambiente no nosso país levando à letra a definição de sistema de informação ambiental: “toda a informação referente ao estado do ambiente, bem como as actividades ou as medidas susceptíveis de afectar ou protege-lo”.
Pequeno aparte para referir que desde a publicação do Decreto-Lei n.º 2/2002, de 21 de Janeiro que a extracção e exploração de areias, nas dunas, nas praias, nas águas interiores, na faixa costeira e no mar territorial, é proibida mas trata-se de uma contra-ordenação (e não crime). Quando a legislação "anda muito à frente" das pessoas a que serve torna-se ineficiente mas depois de cinco anos julgo que já se pode dar mais um passo e criminalizar ainda que levemente para preparar uma futura (mas não distante) criminalização forte.
Voltando ao que interessa. A página do SIA é uma página que vale muitos cliks.

2 de março de 2008

Stop manufacturing inefficient lightbulbs

Desde há muito que vou acompanhando o trabalho da Greenpeace. Criada em 1971 no Canadá é financiada exclusivamente por particulares – não aceita subsídios de governos ou empresas – e procura sensibilizar a opinião pública para questões do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
As campanhas relacionadas com o clima, a energia nuclear, os oceanos, as substâncias tóxicas e as energias renováveis têm muitas vezes a componente espectáculo como meio para atrair publicidade, comunicação social e a atenção de todos nós. É o caso da mais recente, em Heathrow contra a construção de uma terceira pista neste aeroporto, que incluiu a escalada do Parlamento inglês para colocar um banner e subida a um avião em pleno pista para cobrir a cauda de um avião com uma faixa onde podia ler-se: "Emergência Climática - Não há terceira via".
O facto é que estas e outras acções vão obtendo resultados e a Greenpeace é uma organização cada vez mais respeitada e ouvida, como foi no caso do fim dos testes nucleares no Alasca e no Oceano Pacífico ou da proibição da importação de pele de morsa pela União Europeia ou ainda da moratória na pesca de baleias.
As mudanças climáticas são a grande causa e entre as várias acções em curso estão as conversações com as grandes empresas produtoras de lâmpadas incandescente para que se pare a produção deste tipo de lâmpadas antes de 2010: “Stop manufacturing inefficient lightbulbs by January 2010 at the latest.” Claro que quanto mais pessoas apoiarem a Greenpeace maiores as probabilidades de êxito. Para evitar má publicidade as grandes empresas mundiais estão atentas aos seus consumidores mas é preciso fazer-lhes chegar a mensagem.
Há uns anos atrás alguém me dizia não existirem grandes causas no sentido de causas que motivassem gerações. Quer-me parecer que esta é uma das tais. Ou melhor a última (ou a primeira) das grandes causas: a sobrevivência da espécie.
Assina a petição. Vale a pena até pela ironia incita na mesma: “P.S. Philips: As a sponsor of Al Gore’s Live Earth concerts, you should be taking the lead on this!” Sim! A Philips foi uma das grandes patrocinadoras do concerto Live Earth do ano passado!! A propósito deste concerto lê um post do Con(ou sem)tigo.